Caso Backer

Julgamento de donos da cervejaria Backer começa nesta segunda-feira (23)

Ao todo, 25 pessoas devem ser ouvidas até quinta-feira (26/5) pela justiça de Minas Gerais. O julgamento ocorre dois anos após contaminação em cerveja Belorizontina

Raphael Pati*
postado em 23/05/2022 16:34 / atualizado em 23/05/2022 16:35

Donos e funcionários da cervejaria Backer serão ouvidos a partir desta segunda-feira (23/5), pela justiça de Belo Horizonte, por homicídio culposo — quando não há intenção —, causado pela contaminação de lotes da cerveja Belorizontina, em janeiro de 2020. A previsão é de que o julgamento dure até quinta-feira (26).

Dez testemunhas que consumiram a bebida contaminada também prestarão esclarecimentos sobre o caso. Ao todo, 10 pessoas foram indiciadas por lesão, contaminação de alimentos e tentativa de homicídio. No total, eram 11 réus, entretanto um deles morreu no fim do ano passado. Ao menos 25 pessoas devem ser ouvidas pelo juiz, durante a audiência.

O julgamento ocorre mais de dois anos após 29 pessoas terem sido contaminadas pela substância dietilenoglicol — também conhecido como éter de glicol — utilizada no processo de refrigeração na indústria de cerveja. Dois lotes (L11348 e L21348) da cerveja Belorizontina, produzida pela cervejaria Backer, foram identificados com o composto orgânico tóxico na época. Dez pessoas morreram.

No mês passado, a empresa conseguiu obter, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a liberação para voltar a produzir as bebidas em seu parque industrial, no Bairro Olhos D'Água, na Região Oeste de BH.

Há duas semanas, no dia 5 de maio, o Mapa finalizou o processo de apuração de infrações administrativas cometidas pela Backer, e determinou uma multa para a cervejaria no valor de R$ 5.099.193,00.

As penalidades foram impostas devido ao estabelecimento ter ampliado e remodelado a área de instalação industrial, sem comunicar ao Mapa; alterar a composição de cervejas sem a prévia comunicação; deixar de atender intimações, dentre elas a de recolhimento dos produtos; e comercializar cerveja sem devido registro do produto e por produzir, engarrafar e comercializar 39 lotes de cerveja com presença de monoetilenoglicol ou dietilenoglicol.

A empresa não pode recorrer da penalidade no âmbito administrativo, pois todos os recursos já se acabaram.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação