Presidenciáveis prestam solidariedade

Correio Braziliense
postado em 30/05/2022 00:01
 (crédito:  ALAN SANTOS/PR)
(crédito: ALAN SANTOS/PR)

Além do presidente Jair Bolsonaro, que aterrisa hoje em Recife, outros presidenciáveis também usaram as redes sociais para falar sobre a tragédia. Principal adversário do atual chefe do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu solidariedade às famílias atingidas. "Além de Pernambuco, mais de 30 cidades de Alagoas também foram afetadas pelas fortes chuvas. Nossa solidariedade às famílias atingidas, espero que o poder público faça todo o possível para resolver a situação dos desabrigados", disse o petista.

Ele também cobrou rapidez do governo federal para liberar recursos: "quando acontecem tragédias naturais, o governo precisa agir com rapidez e em várias frentes, para minimizar seus impactos".

O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) também se solidarizou com os atingidos, criticou o que chamou de "mal crônico" brasileiro com relação a enchentes e questionou a ausência de um sistema preventivo.

"A amarga tragédia do Recife, que arrasou a vida de dezenas de milhares de irmãos pernambucanos, traz a marca de um mal crônico, que assola o Brasil há anos — e de um outro mais recente. O mal crônico é a crise urbana, produto direto da pobreza, da falta de planejamento e de infraestrutura. O mais recente é a falta de um sistema preventivo e de ação imediata em tragédias, que o atual desgoverno federal agravou", disse.

Críticas e apoios

Em Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também usou as redes sociais para criticar o governo federal e se solidarizar com as famílias atingidas pelas tempestades não só em seu estado como também em Pernambuco.

"Minha solidariedade ao povo irmão de Pernambuco, que vem sendo castigado, mais ainda do que Alagoas, por fortes chuvas nos últimos dias. Toda força à Defesa Civil pernambucana e a esperança de que o governo federal deixe de lado a má vontade com o Nordeste e faça sua obrigação", cobrou.

O deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) defendeu que o momento é de união entre o governo federal e governos estaduais e prefeituras. "É hora de unidade para ajudarmos a todos os desabrigados que, infelizmente, foram vítimas dessa grande chuva que abateu nosso estado nas últimas 72h. É preciso, além das ações na área social, recursos para investimentos em infraestrutura para ajudar nossas cidades", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags