HOMOFOBIA

Ativista lamenta ataques homofóbicos após campanha: 'Ninguém quer morrer'

A propaganda da Volkswagen para divulgar o Polo que o casal estrela mostra apenas os dois abraçados em frente ao veículo e já reúne mais de 30 mil comentários nas redes sociais, a maioria de reprovação

Ataques homofóbicos e ameaças à família fazem parte da rotina do casal Murilo e Diego Xavier desde a última sexta-feira (6/5), quando uma peça publicitária na qual eles estrelam o lançamento de um novo carro da Volkswagen foi publicada nos perfis oficiais da montadora na internet.

Na imagem, o casal está abraçado e aparece em primeiro plano. Atrás deles, está a nova edição do Polo. Na legenda do post, a marca falou sobre evolução. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor”, diz um trecho da propaganda.

Em pouco tempo, o post foi inundado por comentários homofóbicos e de reprovação. Apenas no Facebook, a peça registra 25 mil comentários, entre apoiadores e pessoas que reclamam do casal na campanha.

O jornalista e ativista LGBTQIA+ Diego Xavier conta que os ataques têm causado momentos de tensão na família. É a segunda vez que a campanha que os dois estrelaram é veiculada pela Volkswagen e, nas duas, eles receberam comentários homofóbicos.

Os ataques, no entanto, não se limitaram apenas aos dois. “Na primeira vez, esse movimento ficou só na internet, mas agora eles abusaram: foram para cima dos meus irmãos e sobrinhos, que não têm nada a ver com isso. Sou um exemplo de LGBT que teve que sair do interior para viver a sexualidade de forma plena na capital”, contou o jornalista e ativista LGBTQIA+ Diego Xavier ao portal UOL Carros. O homem deixou Cambé (PR), onde a família vive, para morar na capital do Paraná, em Curitiba.

Murilo e Diego gravaram a campanha, inicialmente, para ser veiculada apenas em junho de 2021, no Mês da Visibilidade LGBTQIA+. No entanto, a Volkswagen utilizou a imagem dos dois também fora desse período. Diego afirma que vê a inclusão deles em outras peças ao longo do ano como um compromisso da marca com a causa, mas que não quer ser um “mártir”.

"Nessa data [junho], todas as empresas fazem ações, então todo mundo está um pouco mais amigável à causa, as propagandas não geram tanto impacto. Essa continuação mostra até um comprometimento maior por parte da marca”, diz.

“O saldo é positivo, é uma questão de representatividade, de mostrar que o público (gay) também paga impostos e é consumidor. Mas não quero ser mártir. Ninguém quer morrer. Os ataques são preocupantes”, desabafa.

Volkswagen afirma que "comentários ofensivos e desrespeitosos" serão apagados

Ao Correio, a Volkswagen afirmou que tem se comprometido a "contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito". "A diferença enrique, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a diversidade e inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio", escreveram em nota.

A montadora afirmou que, no caso de Murilo e Diego, "comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas". A Volks diz, ainda, que tem se esforçado em desenvolver debates com funcionários sobre diversidade e inclusão, inclusive por meio de um lançamento de uma cartilha sobre o assunto, distribuída para "toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil". 

"Consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos", conclui a montadora. 

"

Saiba Mais