ASTRONOMIA

Meteoro com maior duração do ano é registrado no céu de Porto Alegre

O meteoro é um fragmento do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que está se despedaçando desde 1995

Um meteoro com quase 10 segundos de duração foi visto no céu do Rio Grande do Sul, na madrugada desta terça-feira (31/5). O Observatório Espacial Heller & Jung registrou o fenômeno por meio de câmeras instaladas nos bairros Petrópolis e Taquara, região metropolitana de Porto Alegre .

De acordo com Jung, o meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 88,3 quilômetros ao sul do estado, e se dissipou sobre o oceano. Seguidores do professor no Facebook relataram ter visto os fragmentos de corpos celestes a olho nú.

O registro do fragmento aconteceu durante a chuva de meteoros Tau Herculídeas e teve a duração de 9,9 segundos. Segundo o professor Carlos Jung, responsável pelo observatório, este foi o registro mais longo no estado em 2022.

A chuva de meteoros Tau Herculídeas também foi vista em outros estados do país. Em Goiânia foram registrados 60 meteoros por hora. Todos são fragmentos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que está se despedaçando desde 1995. Essa foi a primeira vez que a Terra entrou na órbita dos detritos gerados pelo cometa.

Confira a transmissão da chuva de meteoros desta terça-feira:

 


O Observatório

Localizado em Taquara, em Porto Alegre, o Observatório Espacial Heller & Jung foi construído pelo professor Carlos Jung, de 60 anos, doutor e pós-doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que atua na área há mais de 21 anos, com os próprios recursos.

O observatório conta com uma estrutura de monitoramento 24h, composta por 28 câmeras que detectam a movimentação de meteoros e satélites no céu do Rio Grande do Sul.

Jung é o único funcionário do local e passa as madrugadas, horário em que os meteoros costumam aparecer, analisando os fragmentos. Os dados observados pelo professor são disponibilizados de forma gratuita para outros pesquisadores.

 

Saiba Mais