coronavírus

SP sugere máscara em ambiente fechado

Correio Braziliense
postado em 01/06/2022 00:01

A máscara facial pode voltar a ser usada em locais fechados, em São Paulo. Com o avanço dos casos de covid-19, o Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do Governo paulista decidiu, ontem, a retomada do uso da proteção.

O grupo de especialistas, porém, fez questão de esclarecer que trata-se de uma recomendação, e não uma imposição. O comitê ainda orientou que pessoas de grupos de risco devem retomar a utilização também em ambientes abertos. Sobre o esquema vacinal, sugeriu que a população deve completá-lo com a dose de reforço para adultos e adolescentes e a quarta aplicação para idosos e pessoas com comorbidades.

"O comitê recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo", salientou o comitê, por meio de nota.

A prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deve realizar uma reunião extraordinária hoje para avaliar os índices da última semana. Hà a possibilidade de que acate a proposta feita pelo governo do estado.

Avanço da doença

Desde que as máscara deixaram de ser obrigatórias e a vacinação deixou de ser prioridade, houve uma alta de 120% de internações por covid-19 em maio no estado. "O grupo também orientou que os municípios intensifiquem a busca ativa dos faltosos das segunda e terceira dose para os adultos, e da quarta para os idosos acima dos 60 anos. Entre as recomendações também está a importância da vacinação entre os adolescentes para a terceira dose, que começou a ser aplicada no Estado (na última segunda-feira)". Apesar do crescimento, 10 milhões de pessoas ainda estão com injeção de reforço atrasada no estado.

São Paulo suspendeu, em 17 de março, a obrigatoriedade da máscara contra a covid-19 em espaços fechados. Somente em ônibus, metrô, trens — e locais de embarque e desembarque —, hospitais, consultórios e unidades de saúde é que a máscara é imposta. Em ambientes como escolas, escritórios, academias, shoppings e lojas a proteção é opcional.

A obrigatoriedade da máscara para evitar a infecção pela covid-19 começou no transporte público em 4 de maio de 2020 e, três dias, depois foi ampliada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags