Amazônia sem lei

Vestígios de sangue no barco do suspeito

Segundo testemunha, lancha de Amarildo Oliveira teria ido atrás daquela em que estavam Dom Phillips e Bruno Araújo

fabio grecchi tainá andrade isadora albernaz*
postado em 10/06/2022 00:01
 (crédito:  Reprodução TV Globo)
(crédito: Reprodução TV Globo)

A perícia realizada pelas polícias Civil e Federal encontrou "muitas amostras" de sangue na lancha de Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado, de 41 anos, considerado o principal suspeito pelo desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira. O material genético, porém, ainda precisará ser analisado para concluir se é humano ou de algum animal. A previsão é de que o resultado saia em 30 dias.

"A Polícia Federal confirmou que a amostra foi localizada após inspeção na lancha, com uso de luminol. Além disso, amostras de digitais foram colhidas para serem confrontadas com as digitais dos dois desaparecidos", diz o trecho da nota emitida pela corporação.

O material foi encaminhado para Manaus para ser analisado. Por causa desses vestígios, o delegado da Polícia Civil do município de Atalaia do Norte, Alex Perez Timóteo, pediu a prisão temporária de Amarildo — que estava detido para averiguação desde a última terça-feira.

O pescador foi preso em flagrante por posse ilegal de munição de uso restrito — calibre 762, usadas em fuzis — e por deter uma certa quantidade de cocaína. A região do desaparecimento de Bruno e Dom é conhecida por uma cadeia de crimes ambientais que se conectam com o tráfico de drogas e de armas.

Contra Amarildo pesa, também, a informação dada por uma testemunha, em depoimento, que viu o barco em que estavam o jornalista e o indigenista passar por ela e, pouco depois, cruzar com a lancha em que estava o pescador e outra pessoa ainda não identificada. Além disso, a embarcação em que estavam Dom e Bruno teria um motor menos potente (40hp) do que a de Amarildo (60hp), o que indicaria que poderiam ser alcançados e emboscados em algum local mais ermo.

Protestos

Duas manifestações, uma em Londres e outra em Los Angeles (EUA) — onde está o presidente Jair Bolsonaro, para participar na Cúpula das Américas — cobraram respostas sobre o desaparecimento de Dom e Bruno. Na capital inglesa, o ato organizado pelo Greenpeace contou com a presença da irmã do jornalista, Siam.

"Eles (as autoridades) podem fazer mais, podem intensificar as buscas, colocar mais recursos para isso. E se houve alguma atividade criminosa, as pessoas buscarão justiça", pediu a irmã de Dom, junto com um grupo de pessoas vestidas de vermelho e rosas da mesma cor. Todos levavam cartazes com os dizeres "Find Dom & Bruno" (Achem Dom e Bruno).

Já em Los Angeles, duas caminhonetes circularam com grandes telas de LED questionando o paradeiro do indigenista e do jornalista. Os telões traziam, ainda, uma imagem de queimada na Amazônia — onde se lia a legenda "Bolsonaro is burning the Amazon" (Bolsonaro está queimando a Amazônia) — e outra, com o rosto de presidente, emoldurada com os dizeres "Liar in town" (Um mentiroso na cidade).

Além dos protestos, editores e responsáveis por importantes organizações e veículos de comunicação, no Brasil e no exterior — como os jornais The Guardian, The Washington Post, The New York Times — remeteram uma carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro (PL) cobrando empenho nas buscas por Bruno e Dom. "Estamos muito preocupados com relatos do Brasil de que os esforços de busca e resgate até agora têm recursos mínimos", diz um trecho do documento.

*Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags