DESAPARECIMENTO NA AMAZÔNIA

Protestos pelo país

Familiares, amigos e apoiadores prestaram homenagens ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips em atos no Rio, Brasília e Belém. Artistas e Pelé fizeram mobilização nas redes sociais

Correio Braziliense
postado em 13/06/2022 00:01
 (crédito: Carl de Souza/AFP)
(crédito: Carl de Souza/AFP)

Uma semana depois do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, familiares, amigos e apoiadores fizeram homenagens em grandes cidades do país. Os atos ocorreram no Rio de Janeiro, em Brasília e em Belém.

Na capital federal, a concentração foi no Eixão, durante a tradicional interdição da via para lazer. O ato no Rio de Janeiro foi na Avenida Atlântica, em frente ao Posto 6, em Copacabana. Era lá que Dom fazia aulas de stand-up paddle quando morou na cidade. Há um ano, ele a mulher se mudaram para Salvador. Um grupo de aproximadamente 50 pessoas segurou cartazes com fotos dos desaparecidos e gritou, em coro: "Onde estão Dom e Bruno?"

Estiveram presentes ao ato os sogros do jornalista britânico. A aposentada Maria Lúcia Farias Sampaio, 78 anos, mãe de Alessandra Sampaio, casada com Dom, disse a jornalistas que acredita que "ele já não está mais entre nós". "Para ser sincera, não existe mais esperança", afirmou. Philips está no Brasil há 15 anos. O sogro do jornalista, o aposentado Luiz Carlos Rocha Sampaio, 80, tem esperanças. "Eu ainda alimento a esperança de encontrá-lo. Peço a Deus que não seja em vão essa nossa luta."

Além de Alessandra, o casal tem outros dois filhos. Uma delas está em Salvador com a irmã e o irmão, o produtor Marcus Farias Sampaio, 49, participou do ato na zona sul do Rio. "A gente sabe que é muito difícil. Enquanto não houver uma resposta definitiva, a gente tem que acreditar. Mas a gente está aguardando o pior, embora tenha muita fé", disse.

A atriz Lucélia Santos também participou do ato. "Esse episódio vem escancarar a realidade trágica e horrorosa que está acontecendo no Brasil hoje. Que perseguem e matam as pessoas nessa região já é do conhecimento de todos. O que a gente não podia imaginar é a vulnerabilidade do Exército, de não reunir as condições adequadas para a busca. A sociedade precisa se unir e exigir do governo o esclarecimento do caso. Dom e Bruno não podem simplesmente sumir no interior da floresta", disse a atriz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

FRASE

Para ser sincera, não existe mais esperança"
Maria Lúcia Farias Sampaio, sogra de Dom Phillips

Apelo dos artistas

Após a atriz Malu Mader fazer um apelo ao governo para que "se empenhe" nas buscas pelo jornalista Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira, outros artistas começaram a postar vídeos cobrando uma resposta para o caso.

Famosos como Cláudia Abreu, Bruna Lombardi, Antônio Grassi e Gregório Duvivier iniciaram uma onda de protestos, no Twitter, cobrando ajuda para salvar a Amazônia e respostas. Nas imagens, eles perguntam: "Onde estão Bruno e Dom Phillips?"

Também na mesma rede social, Dira Paes, Gaby Amarantos, Camila Pitanga e Paola Oliveira marcaram as contas oficiais do governo federal, do Ministério da Defesa e da Polícia Federal em um postagem com a mesma pergunta "cadê Bruno e Dom?".

Rei Pelé

Além dos artistas, o comentarista e ex-jogador de futebol Walter Casagrande e o rei do futebol Pelé utilizaram as redes sociais para cobrar as autoridades brasileiras que intensifiquem as buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips.

Pelé compartilhou um vídeo da esposa de Dom Philipps no qual ela faz um apelo aos órgãos competentes para encontrarem seu marido. O ex-jogador comentou no vídeo: "A luta pela preservação da Floresta Amazônica e pela proteção dos povos indígenas é de todos nós. Estou comovido com o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Ferreira, que dedicam suas vidas para isso. Me junto às muitas vozes que fazem o apelo para intensificarem as buscas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação