Embaixador se desculpa por erro com família do britânico

Victor Correia
postado em 15/06/2022 00:01

A embaixada do Brasil no Reino Unido reconheceu, ontem, ter errado ao dizer para a família do jornalista Dom Phillips — que com o indigenista Bruno Araújo Pereira está desaparecido desde o último dia 5 — que dois corpos haviam sido encontrados durante as buscas que vêm sendo realizadas no Vale do Javari (AM). A informação foi desmentida pela Polícia Federal (PF), que conduz as investigações.

O embaixador brasileiro em Londres, Fred Arruda, enviou um pedido de desculpas à família de Dom depois da divulgação de um comunicado — assinado pelos irmãos, cunhados e sobrinhas do jornalista — que criticava o desencontro de informações entre instituições do Estado brasileiro envolvidas com a elucidação do caso.

"Lamentamos profundamente que a embaixada tenha passado à família, ontem (segunda-feira), informações que não se mostraram corretas", disse o diplomata. Segundo Arruda, a equipe criada pela representação brasileira para acompanhar o caso foi "enganada" por informações recebidas dos investigadores no local.

"Houve precipitação por parte da equipe multiagências, pela qual peço desculpas de todo o coração. Nossos pensamentos permanecem com Dom, Bruno, vocês e os outros membros de ambas as famílias", acrescentou Arruda, garantindo que as buscas vão continuar "sem poupar esforços".

Angústia

Na nota divulgada na manhã de ontem, a família de Dom esclareceu que foi contatada na segunda-feira pelo conselheiro da embaixada brasileira em Londres, Roberto Doring. "Fomos avisados por telefone que dois corpos haviam sido encontrados. Porém, devido ao fato de que ainda era cedo no Brasil, a identificação não havia ocorrido", esclareceu.

Ainda de acordo com os parentes do jornalista, "agora, às 8h30 no horário britânico, em 14 de junho, não temos nenhuma atualização sobre essa posição. Para complicar nossa situação já angustiante, fomos informados de forma confiável que a Polícia Federal no Brasil está contradizendo isso".

A informação de que dois corpos tinham sido encontrados durante as buscas pelos desaparecidos foi divulgada na manhã de segunda-feira à imprensa pela mulher de Dom, Alessandra Sampaio. A PF, porém, quase imediatamente negou a informação e afirmou que foram encontrados apenas materiais biológicos, que tinha sido enviados para perícia, além de pertences pessoais do indigenbista e do jornalista. A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), que acompanha as investigações, também desmentiu que corpos haviam sido encontrados.

"Só podemos esperar que, com o passar do tempo, vamos entender o que aconteceu, e os relatos serão reconciliados. Estamos escolhendo não dar entrevistas à imprensa sobre a situação atual e oferecemos este comunicado na esperança de explicar o que sabemos, e o desafio que estamos enfrentando para entender o que aconteceu", disseram ainda os parentes de Dom, no comunicado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags