Amazônia sem lei

Preso novo suspeito por desaparecimento

Homem conhecido como "Dos Santos" poderia ser um comparsa de "Pelado" no sumiço do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips, conforme apontou descrição de testemunha que consta no relatório entregue ontem ao STF

fabio grecchi luana patriolino
postado em 15/06/2022 00:01
 (crédito: EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

A Polícia Federal (PF) prendeu temporariamente, ontem, Oseney da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido como "Dos Santos". Ele é suspeito de estar envolvido no desaparecimento de Bruno Araújo Pereira e de Dom Phillips e seria comparsa de Amarildo da Costa Oliveira, o "Pelado", que está preso preventivamente. Ele será levado a Atalaia do Norte (AM), depois de interrogado, para audiência de custódia no juízo local.

O novo suspeito é um dos nomes citados no relatório que a PF remeteu, ontem, para o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme determinação do ministro Luís Roberto Barroso. Além da descrição do possível envolvimento de "Dos Santos" e "Pelado" no suposto homicídio do jornalista e do indigenista, o documento enviado à Corte salienta que "quanto ao material orgânico encontrado durante as buscas na última sexta-feira, 10/06/2022, análises preliminares realizadas por peritos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal confirmam que é compatível com estômago humano".

"Dos Santos" e "Pelado" foram reconhecidos por uma testemunha, que, segundo o documento remetido ao STF, escutou do próprio Bruno que vinha recebendo ameaças. "Em 11/06/2022, uma testemunha com identificação protegida prestou depoimento à Polícia Federal no interesse do inquérito policial instaurado no âmbito da Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga. A testemunha relatou que ouviu Bruno dizer que estava sendo ameaçado por pessoas que não aceitavam as atividades de combate às ilegalidades recorrentes contra indígenas da região. Entre as ameaças recebidas por Bruno, algumas delas foram proferidas por Pelado, indivíduo (que) tempos atrás teria efetuado disparos de arma de fogo contra a base local da Funai e, recentemente, ameaçado os 'vigilantes' da região ostentando uma arma de fogo do tipo espingarda", traz o relatório em um trecho.

Ainda segundo os investigadores, essa mesma testemunha, ao reconhecer como Bruno e Dom estavam vestidos, deu veracidade ao relato de que os dois podem ter sido vítimas de uma tocaia da qual teria participado "Pelado", sendo que "Dos Santos" poderia ser um cúmplice — como já haviam indicado os depoimentos de outras duas pessoas, identificadas apenas como Francisco e Orlando.

Pelo que relatou essa testemunha, pouco depois que Bruno e Dom passaram por ela no curso do rio, foi a vez de "Pelado" ultrapassá-la numa lancha de cor verde e motor mais potente. Ele estava acompanhado de um homem que não conseguiu identificar — disse apenas que estava vestido com uma roupa escura de manga comprida. Todos seguiam em direção a Atalaia do Norte (AM).

Encontro no rio

"Dos Santos" surge no relato como o homem que estava em um barco a remo, e que pediu para que a testemunha parasse para supostamente ajudá-lo. O encontro entre eles foi pouco abaixo do lago Ipuca, onde mora o suspeito preso ontem. "Dos Santos" pediu ajuda para ser levado a outra localidade e colocou o barco em que estava sobre a proa da canoa da testemunha.

Os dois seguiram rumo a Atalaia do Norte e, assim que avistaram "Pelado", "Dos Santos" pediu para que ele o deixasse ali com a canoa a remo. O barco de "Pelado" estava virado no sentido inverso ao que iam os dois e com o motor ligado. Segundo a testemunha, tal posição é contrária à correnteza do rio e é típica "de quem está aguardando a chegada de outra embarcação".

"Dos Santos" foi ao encontro de "Pelado". Foi nesse momento que a testemunha percebeu que o suspeito estava com uma espingarda calibre 16 e com uma cartucheira na cintura.

O documento aponta, ainda, de quem eram os pertences recolhidos pelas equipes de investigação: "1 mochila (com objetos no interior) pertencente ao Bruno (segundo os indígenas locais); 2 pares de botas (de tamanhos diferentes) — reconhecido como pertencente a ambos; 1 calça preta tática pertencente ao Bruno; 1 cartão de saúde com o nome completo do Bruno; 1 chinelo preto havaiana do Bruno; 1 lona preta que estava na embarcação". O relatório é assinado pelo delegado federal Eduardo Alexandre Fontes, superintendente regional da PF no Amazonas.

Ainda ontem, de acordo com os agentes, cumpriram-se dois mandados de busca e apreensão. Foram recolhidos alguns cartuchos de arma de fogo e um remo, mas os agentes não informaram se os objetos pertenciam a "Dos Santos". O material será encaminhado para análise.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags