Uma dupla apaixonada pelo Brasil profundo

Correio Braziliense
postado em 16/06/2022 00:01

Um dos maiores indigenistas da atualidade

Considerado um dos maiores indigenistas de sua geração, Bruno Araújo Pereira seguia a trilha aberta pelos irmãos Villas-Bôas e de Sydney Possuelo. Fez da região do Vale do Javari (AM) sua principal zona de atuação e pesquisa, local da floresta amazônica onde vivem vários povos originários isolados. Servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), passou mais de uma década na região de Atalaia do Norte e fez profunda amizade com líderes indígenas locais, pelos quais era querido e respeitado. Por causa dessa proximidade, formou, com a ajuda da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, um grupo de vigilantes para tentar conter o avanço da criminalidade e a devastação na localidade — assolada pela economia predatória de estreita ligação com o narcotráfico, de garimpo e pesca ilegais, grilagem de terras públicas e contrabando de plantas e animais para o mercado negro internacional. A atuação de Bruno começou a causar incômodo dentro da Funai quando articulou uma operação contra garimpeiros ilegais, desbaratada pela Polícia Federal. Por causa dela, foi colocado em disponibilidade pela autarquia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags