Vale do Javari

Servidores da Funai farão vigília em memória de Bruno e Dom

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados no Vale do Javari, na Amazônia.

Correio Braziliense
postado em 18/06/2022 18:42
 (crédito: EVARISTO SA / AFP)
(crédito: EVARISTO SA / AFP)

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizarão um ato em memória do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips nesta segunda-feira (206), em frente à sede órgão, em Brasília. A vigília começará às 18h, contando com espaço para participação presencial, uma sala no aplicativo Zoom e também com transmissão online pelo perfil Ina- Indigenistas Associados, no Instagram.

Além de cobrar por esclarecimento e justiça pelas mortes de Bruno e Dom, o ato também será marcado por bate papo com representantes da Associação Indigenistas Associados (INA) e da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef). A INA também realizará um ato de greve nacional na quinta-feira (23/06).

"Manifestamos nossa profunda indignação pelo assasinato bárbaro do nosso colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, e exigiremos a devida identificação e responsabilização de todos os culpados", disse a entidade em comunicado nas redes sociais. O ato também será marcado pela exigência de que Marcelo Xavier, presidente da Funai, deixe o cargo.

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos no Vale do Javari. A região abriga o maior número de indígenas não-contatados do mundo e tem histórico de violência, com registros de ataques com tiros e invasões. Até o momento, três suspeitos foram presos pela Polícia Federal.

Restos mortais encontrados pertencem a Bruno e Dom

Na última quinta-feira (16/6), a perícia realizada pela Polícia Federal confirmou que a arcada dentária de um dos corpos encontrados pertence ao jornalista Dom Phillips. Já neste sábado (18/6), houve a confirmação de que os restos mortais encontrados no Vale do Javari são do indigenista Bruno Pereira. A Polícia Federal também concluiu que os dois morreram baleados.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação