Funai fará ato de greve

Correio Braziliense
postado em 19/06/2022 00:01

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), atuantes em todo o país, preparam um ato nacional de greve no órgão, em protesto ao atual presidente, Marcelo Xavier. "Nós, servidoras e servidores da Funai, mobilizados nacionalmente e representados por nossas entidades, convocamos a todas/os para estarem conosco no Ato Nacional de Greve", informou a Indigenistas Associados (INA).

A manifestação está marcada para quinta-feira, às 10h, e deve incluir todas as unidades da Funai espalhadas nos estados e no Distrito Federal.

O delegado da PF Marcelo Xavier chegou ao comando da Funai em julho de 2019, apoiado pela bancada ruralista. Ele assumiu o comando no lugar do general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que tinha deixado o cargo em junho, após ser alvo de forte pressão da bancada do agronegócio. Franklinberg estava há menos de cinco meses no cargo.

Xavier fez uma demissão generalizada na Funai no comando do órgão, e trocou 15 coordenações de áreas da autarquia. Alguns coordenadores ficaram sabendo da exoneração pelo Diário Oficial. Naquele mesmo mês de outubro, demitiu Bruno Pereira, que era coordenador-geral de Índios Isolados.

A associação também demandou esclarecimentos sobre o assassinato do repórter britânico e do indigenista. "Manifestaremos nossa profunda tristeza e indignação pelo assassinato bárbaro do nosso colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e exigiremos a devida identificação e responsabilização de todos os culpados. Exigiremos, ainda, a saída imediata do presidente da Funai, Marcelo Xavier." (RG)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags