Diversidade

Parada LGBTQIA : após dois anos, de volta às ruas de SP

Taísa Medeiros
postado em 20/06/2022 00:01
 (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

Após dois anos de edições virtuais, em razão da pandemia da covid-19, a Parada do Orgulho LGBTQIA voltou às ruas de São Paulo ontem. Com o lema "Vote com orgulho: política que representa", a 26ª edição do evento contou com uma multidão de cerca de 3 milhões de pessoas. Dez quarteirões da Avenida Paulista foram ocupados por ativistas, artistas e apoiadores das causas.

Às vésperas das eleições presidenciais, o tom político conduziu o evento, que além de bandeiras de arco-íris, foi marcado por cartazes com a inscrição "Fora, Bolsonaro" e com o rosto da ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, no Rio de Janeiro. Os discursos de artistas também traziam mensagem similares, com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O tema deste ano, segundo o vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT-SP), Renato Viterbo, é uma chance de mostrar a importância do voto para as políticas públicas voltadas para a comunidade. "A intenção é votar em pessoas LGBTs e aliadas e que o público entenda o tanto que isso vai refletir também na sua família e no entorno", declarou.

Emanoel Santos, 36 anos, frequenta o evento desde 2009. Para ele, a parada parece uma grande festa para quem vê de longe ou não vive as dores da comunidade LGBTQIA , enquanto na verdade é um local de luta, independente de orientação sexual. "Para alguns a parada é apenas um dia, em que nós, homossexuais, saímos nas ruas e festejamos. Mas eu creio que é o dia em que mostramos que existimos para o mundo, colocando milhões de pessoas nas ruas para lutar por uma causa, e dizer que também somos humanos, independente da nossa sexualidade", disse.

Ele destacou a importância do tema deste ano, diante de tantas pessoas desacreditadas na política: "Sabemos que todos têm a noção que cada voto importa, mas nos últimos anos parece que as pessoas perderam a noção do poder que elas têm nas mãos".

Segurança e respeito

Neste ano, 19 carros fizeram parte do desfile, com a participação de Pabllo Vittar, Ludmilla, Pepita, Mateus Carrilho, Liniker, Majur, Gretchen, Luisa Sonza e o bloco de Carnaval Minhoqueens. O patrulhamento do evento contou com mais de dois mil policiais militares, que garantiram a segurança do ato.

O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA no mundo, por isso, além de celebrar a diversidade, a parada é um apelo por mais segurança e respeito. Sem citar políticos em sua fala, a cantora Ludmilla destacou durante sua apresentação que "a luta (da comunidade LGBT) não está ganha". (RG)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags