Megatraficante preso na Hungria

Vicente Nunes
postado em 22/06/2022 00:01
 (crédito:  Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Lisboa —A polícia da Hungria prendeu, ontem, o brasileiro Sérgio Roberto de Carvalho, 62 anos, o Major Carvalho, um dos maiores traficantes de drogas do mundo. Ele usava um passaporte mexicano e estava foragido desde 2018, quando foi visto pela última vez. O traficante era procurado pelas polícias do Brasil e da Europa.

A perspectiva é de que o Carvalho seja extraditado para o Brasil. Em Portugal, o ex-policial brasileiro era investigado depois de uma van ligada a ele ter sido encontrada com 12 milhões de euros. Ele é considerado um dos cabeças de uma rede internacional de tráfico de drogas. De acordo com a imprensa portuguesa, ele deverá ser processado por lavagem de dinheiro no país.

Depois de fugir do Brasil, o bandido teria montado sua base entre Portugal — onde tinha um apartamento e um escritório em Lisboa — e Espanha, em que aparece como dono de uma mansão de luxo avaliada em 2 milhões de euros em Marbella. Estima-se que, desde 2017, o grupo chefiado por Carvalho tenha enviado mais de 50 toneladas de cocaína para a Europa, avaliada em 360 milhões de euros.

Com longa ficha corrida, ele foi transferido para a reserva remunerada da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul em 1997. No ano seguinte, foi condenado a mais de 15 anos de prisão pelo tráfico de 237 quilos de cocaína. Depois de um longo processo, Carvalho perdeu o posto e a patente policial. Em 2010, teve a aposentadoria suspensa.

Em 2018, depois de longo processo administrativo e jurídico, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) conseguiu expulsá-lo da Polícia Militar após condenação na Justiça Federal por tráfico de drogas.

A prisão foi feita numa cooperação internacional entre a Polícia Federal (PF), a Interpol da Hungria e a Polícia Judiciária de Portugal. O Ministério da Justiça e Segurança Pública deverá pedir a extradição de Carvalho — que é chamado na Europa de "Pablo Escobar brasileiro" —, que, entretanto, teria também contas a prestar à Justiça portuguesa.

Operação Enterprise

Segundo a PF, a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise, deflagrada em 2020, que apreendeu R$ 500 milhões da rede criminosa da qual Carvalho era o líder. Foram expedidos mandados de prisão para ele e seus comparsas. Já processados anteriormente por tráfico de drogas, estavam há anos em fuga.

"No momento, a Polícia Federal adota as providências formais decorrentes da captura após as diligências policiais que culminaram nessa importante prisão", informou a corporação.

Em fevereiro, a imprensa espanhola publicou um verdadeiro enredo cinematográfico sobre Carvalho, que tinha várias identidades falsas. Usando o nome de Paul Wouter, ele vivia em Marbella e foi alvo de um pedido de condenação de 13 anos por parte da promotoria, pois foi ligado a um carregamento de 1.700 quilos de cocaína encontrados na Galícia. Mas o tribunal recebeu um atestado de óbito datado de 29 de agosto de 2020, que afirmava que Wouter havia morrido de covid-19.

Foram as autoridades brasileiras que alertaram à Justiça que as impressões digitais de Wouter coincidiam com as de Carvalho — e acreditavam que o óbito era falso. Os investigadores julgavam que o ex-policial militar mantinha uma base em Portugal, em Dubai ou Ucrânia, mas acabou sendo preso na Hungria. (Com Agência Estado)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags