Pandemia

6 em cada 10 mortos pela covid não tomaram a 3ª dose, diz levantamento

Maioria das vítimas registradas eram idosas e/ou apresentavam comorbidades

Correio Braziliense
postado em 30/06/2022 18:31
 (crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

No Brasil, no período entre março e junho de 2022, seis entre 10 pessoas que morreram de covid-19 não tinham tomado a terceira dose da vacina. O levantamento e a seleção de dados da Info Tracker — plataforma que faz monitoramento da pandemia ligada à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Estadual Paulista (Unesp) — foi feito a pedido do portal Uol.

Os dados mostram ainda que três em cada 10 óbitos foram de pessoas que tomaram a dose de reforço em 2021 e que precisavam de nova dose de reforço em 2022. Além disso, a maioria das vítimas eram idosas e apresentavam comorbidades.

Segundo o levantamento, 68% das pessoas que foram internadas entre março e junho tinham alguma comorbidade presente. Entre os óbitos, 80% deles apresentavam duas ou mais doenças decorrentes da covid.

Os dados mostram ainda que a maioria das pessoas que precisaram ser internadas ou morreram por causa da covid-19 também eram idosas. Eles representam 64% e 82%, respectivamente.

Vacinação no Brasil

No Brasil, 450.433.361 doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas. Destas, 178 milhões foram da primeira dose; 160,7 milhões, como segunda; e 4,9 milhões como dose única, de acordo com o Ministério da Saúde, em boletim reportado no dia 28 de junho de 2022.

Além disso, os dados no país indicam que 93,3 milhões de pessoas foram vacinadas com a dose de reforço. Já a dose extra — considerada também como a quarta dose da vacina — foi aplicada em 9,1 milhões de pessoas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação