Repercussão


O diário inglês traz reportagem sobre o vídeo que Alessandra Sampaio, mulher de Dom Phillips, postou nas redes sociais exortando as autoridades a intensificarem os trabalhos para encontrar "o amor da minha vida". "Quero fazer um apelo ao governo federal e aos órgãos relevantes para que intensifiquem seus esforços de busca, porque ainda temos alguma esperança de encontrá-los", cobrou.

Além de dar destaque ao vídeo da mulher do jornalista, emissora estatal britânica também destaca o vídeo publicado por Siam Phillips, irmã de Dom, cobrando das autoridades resposta para o desaparecimento do jornalista e de Bruno Araújo Pereira. Ela salientou que os dois tinham "profunda preocupação com o povo da Amazônia e sua população".

O site traz o comentário do presidente Jair Bolsonaro de que Bruno e Dom podem ter sido mortos. "O presidente brasileiro, porém, também insinuou que os dois desaparecidos poderiam ter sido imprudentes ao entrar naquela região", diz a reportagem.

A edição eletrônica observa, na reportagem sobre o desaparecimento de Bruno e Dom, que "a Amazônia tem sido assolada, há décadas, pela violência entre pessoas que querem explorar a floresta tropical para obter lucro e aqueles que estão tentando detê-las. O Amazonas, onde Phillips e o Pereira desapareceram, sofreu aumento do desmatamento nos últimos anos, e está entre as áreas mais violentas da floresta".

A emissora traz que a Marinha brasileira despachou um grupo de 10 militares para a operação que tenta localizar Bruno e Dom.

O jornal enfatiza entrevista com Leonardo Lenin, do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e Recém-contatados, que reforçou as seguidas ameaças sofridas por Bruno devido ao trabalho que realiza nas comunidades do Vale do Javari.

A emissora francesa salienta a nota emitida pelo The Guardian sobre o desaparecimento de Dom Phillips, na qual condena a perseguição a jornalistas: "Condenamos todos os ataques e a violência contra jornalistas e profissionais da imprensa. Temos a esperança de que Dom e aqueles com quem viajava estejam a salvo e sejam encontrados em breve", destaca.

Jornal francês abre a reportagem denunciando a correria das forças do Estado diante da repercussão do desaparecimento: "Foi preciso a intervenção emergencial, na noite de segunda-feira, 6 de junho no Brasil, da Defensoria Pública da União, ligada ao Ministério da Justiça, para que a Polícia Federal e a Marinha utilizassem helicópteros e barcos para procurar o jornalista Dom Phillips e o antropólogo Bruno Pereira".