RESPEITO

"Macumber": Motorista oferece serviço de corrida para fiéis de matriz africana

Edson, que é do Candomblé, diz ter criado o serviço por ter passado por episódios de discriminação quando vestido com as roupas da religião

Correio Braziliense
postado em 04/07/2022 23:59
 (crédito: Arquivo pessoal/Reprodução)
(crédito: Arquivo pessoal/Reprodução)

Há três meses, Edson Araújo, de 36 anos, viu no posto de motorista de aplicativo uma oportunidade de não só conseguir uma renda após estar seis meses desempregado, como também oferecer aos fiéis de religiões de matriz africana um transporte exclusivo para transitar com segurança e conforto, sem ter que lidar com olhares de julgamento. O homem ficou conhecido como "Macumber" e disponibiliza o serviço para interessados no Rio de Janeiro. O caso foi noticiado pelo portal G1

Edson, que é do Candomblé, diz ter criado o serviço por ter passado por episódios de discriminação quando vestido com as roupas da religião e por isso, desde que começou o novo trabalho, pensou em oferecer suporte diferenciado para os “irmãos” da mesma crença. Assim ele fez: espalhou em grupos de fiéis no Facebook que estava disponível para levar e buscar pessoas para as cerimônias e, inclusive, esperar no local.

“Transporte de santo, ibá, assentamento, ebó, despacho, em cachoeira, praia, cemitério... Tudo que o irmão ou irmã precisar para que o trabalho seja feito com tranquilidade e segurança”, dizia a mensagem compartilhada por ele. A atitude chamou a atenção e não demorou até ele receber um apelido: "Macumber", dado por uma participante de um desses grupos.

“Ela entrou em contato comigo, disse que adorou e que ela e as amigas me apelidaram de Macumber. Eu adorei e perguntei se podia utilizar e ela deixou”, contou em entrevista ao G1. Com o nome, ele fez uma página no Facebook e até artes de divulgação. O serviço, único até então, ganhou até um slogan feito por ele: “Vai pra saída de santo e não tem como voltar? Macumber é a solução”.

Edson criou uma página onde divulga os serviços oferecidos exclusivo para fiéis de religiões de matriz africana
Edson criou uma página onde divulga os serviços oferecidos exclusivo para fiéis de religiões de matriz africana (foto: Facebook/Reprodução)

Edson também passou a oferecer a busca de compras de santo e de peças ritualísticas. Ele também é cuidadoso com os fiéis que precisam realizar oferendas. “Se tem que deixar algo na rua, eu vou e espero. Se tem que ir a uma cachoeira, eu vou e trago de volta”, explicou. Edson afirma que já fechou pacotes para festas e rituais com clientes que usam o serviço toda semana.

O motorista afirma que cobra o valor similar ao cobrado pelo aplicativo, mas pondera a distância que percorre até o ponto de partida do passageiro, já que, se a corrida fosse feita pelo aplicativo, ele estaria perto do local e, por fora, ele busca o fiel onde estiver. Mesmo assim, ele afirma que o lucro é o mínimo.

O esforço de Edson, de acordo com ele, é impedir casos de discriminação, constragimento e violência. “O intuito é minimizar esse dano. A gente faz o possível”, afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação