OBITUÁRIO

Morre o empresário João Paulo Diniz, aos 58 anos, no Rio de Janeiro

Além da atuação como empresário, João Paulo Diniz também era conhecido por projetos de incentivo ao esporte

Ronayre Nunes
Ricardo Daehn
postado em 31/07/2022 23:52 / atualizado em 01/08/2022 09:57
João Paulo Diniz -  (crédito: Reprodução/Instagram/@joaopaulodinizoficial)
João Paulo Diniz - (crédito: Reprodução/Instagram/@joaopaulodinizoficial)

O empresário João Paulo Diniz, filho de Abilio Diniz, um dos empresários mais importantes do País, morreu neste domingo (31/7) aos 58 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o executivo saiu para correr neste domingo, voltou e foi encontrado pela família no banheiro já sem vida. O empresário foi vítima de um infarto fulminante.

A assessoria de imprensa da família confirmou a informação. "A família Diniz informa o falecimento de João Paulo Diniz. O empresário deixa quatro filhos e esposa. A família pede que seu luto seja respeitado neste momento difícil."

Carreira

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com pós-graduação na London Business School, João Paulo iniciou sua carreira no Grupo Pão de Açúcar, fundado por seu avô, o imigrante português Valentim dos Santos Diniz, pai de Abilio.

João Paulo, que chegou a atuar no Grupo Pão de Açúcar nos anos 1990, também era sócio de restaurantes em São Paulo, entre eles o Forneria San Paolo e Lasul, e da rede de academias Bodytech. 

Ele entrou na empresa da família como trainee, quando ainda estava na faculdade. Progressivamente, passou por diversas áreas da empresa e colaborou com a modernização do grupo. Em 2003, com a profissionalização do GPA, João Paulo, assim como toda a família, deixou a diretoria executiva, passando a integrar o conselho de administração da companhia até o grupo francês Casino assumir o controle do grupo.

Também em 2003, fundou a empresa de investimentos Componente para administrar os seus negócios. O portfólio da Componente conta com investimentos nos setores de esporte, gastronomia, mobilidade, startups e tecnologia e imobiliário. Atualmente, também atuava no conselho da Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, e do Instituto Península, organização social da família que trabalha com projetos relacionados a esporte e educação.

Momento de tragédia

Em 2001, João Paulo passou por um acidente aéreo. Em uma viagem no litoral de São Paulo, o helicóptero no qual estava o empresário caiu. Na ocasião, morreram o piloto da aeronave e a então namorada de João Paulo, a modelo Fernanda Vogel. Ele e o copiloto do helicóptero sobreviveram, após nadarem até a praia.

Paixão por esportes

Além da atuação como empresário, João Paulo Diniz também era conhecido por projetos de incentivo ao esporte. Desde 1986 envolvido com as prática do triatlo, o empresário era grande entusiasta dos transportes sustentáveis, tendo em muitas ocasiões explicitado os benefícios e o amor pelo ciclismo. Para além do espírito competitivo próprio dos desportistas, João Paulo promoveu muitas ações de estímulo e patrocínios a entidades profissionalizantes de segmentos dos esportes. Ele também foi um dos idealizadores da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, prova que se tornou uma das mais tradicionais corridas de rua de São Paulo.

Apostando no esporte como agente transformador, João Paulo incentivava projetos com foco na promoção e profissionalização da prática esportiva no Brasil. Ele fazia parte do conselho da Atletas pelo Brasil e foi um dos criadores do Pacto pelo Esporte, iniciativa que une empresas patrocinadoras do esporte nacional para definir boas práticas em governança, integridade e transparência para a efetivação dos patrocínios feitos às entidades esportivas.

*Com informação da Agência Estado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.