São Paulo

Homem filmado gritando insultos racistas e com livro de Hitler é preso

Governador Rodrigo Garcia (PSDB) pediu para que a população denuncie "todo e qualquer ato de racismo"

Thays Martins
postado em 03/08/2022 11:04
 (crédito: reprodução)
(crédito: reprodução)

Um homem, de 39 anos, que agrediu e fez ataques racistas e homofóbicos contra usuários e funcionários da Biblioteca Mário de Andrade, na região Central de São Paulo, foi preso pela Polícia Civil nesta terça-feira (2/8). A prisão de Wilho da Silva Brito foi confirmada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) pelo Twitter. "Denunciem todo e qualquer ato de racismo. Racistas não podem ficar impunes", pediu o governante.

As agressões de Wilho foram registradas em um vídeo que circula nas redes sociais. "Eu não gosto de negros, a cultura deles é uma b***. Se prestassem, eles não eram discriminados pela sociedade", afirma em um trecho. "Quem gosta de macaco é o zoológico", diz em outro momento.

Na gravação, é possível ver que o homem segura exemplares dos livros Minha luta, de Adolf Hitler, e Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking.

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura repudiou as falas do homem. “A Biblioteca Mário de Andrade é um espaço marcado pelo respeito às diferenças de gênero, raça, orientação sexual e pela celebração da diversidade. O espaço tem se empenhando em treinar a sua equipe para lidar com atitudes racistas, transfóbicas e misóginas, ao mesmo tempo em que vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos seus servidores”, disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação