PASSOS

Médico expulsa alunos de enfermagem e medicina de UPA em Minas

Estudantes e professores da Uemg chegaram ao local, ao meio-dia, e foram convidados a se retirar pelo médico que estava de plantão, em Passos

Luciene Garcia - Especial para o EM
postado em 04/08/2022 18:15
Médico plantonista da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Passos pediu que estudantes e professores não praticassem suas atividades nesta quinta-feira -  (crédito: Arquivo Folha da Manhã)
Médico plantonista da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Passos pediu que estudantes e professores não praticassem suas atividades nesta quinta-feira - (crédito: Arquivo Folha da Manhã)

Três estudantes de medicina, dois de enfermagem e dois professores foram convidados a se retirar da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Passos, nesta quinta-feira (4/8), por um médico plantonista. Os alunos e professores comunicaram o fato à direção da Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) – Unidade Passos.

Atualmente, os estudantes de Medicina e Enfermagem da Uemg – Unidade Passos realizam aulas práticas na área de saúde em vários locais da cidade de Passos, entre elas, a UPA.

As atividades desenvolvidas na Unidade de Pronto Atendimento são citadas em um convênio entre a Uemg e a Prefeitura de Passos: o curso de Medicina realiza as aulas práticas da disciplina de cirurgia e o curso de enfermagem executa o estágio obrigatório.

A partir de escalas, seis estudantes de medicina e seis estudantes de enfermagem realizam aulas todas as quintas-feiras na UPA
.
Por meio de nota oficial, a Uemg afirma que, no total, 34 estudantes de medicina e 15 de enfermagem realizam atividades práticas na UPA, que a Universidade já realizou a notificação do problema ocorrido hoje, e que espera que sejam tomadas providências para evitar que situações como esta não aconteçam novamente.

Outro lado

Por meio de nota, em resposta aos questionamentos, o Diretor Técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos, Lucas Carvalho, informou que não houve expulsão por parte de nenhum dos profissionais da unidade e esclareceu o ocorrido.

“A parceria entre a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos para o curso de Medicina e a Prefeitura de Passos, especificamente para a área de cirurgia da UPA, vem sendo cumprida com os médicos plantonistas sem qualquer problema. Nesta quinta-feira, foi necessária uma troca de um dos médicos plantonistas do horário de 13h às 19h. O médico substituto relatou não se sentir confortável com a situação de atendimento de pacientes junto com estudantes, no caso 3 estudantes do horário”, disse.

“Nós tentamos averiguar com ele para que colaborasse, mas é um direito que o plantonista tem, conforme o código de ética da Medicina. O médico responsável pelos estudantes entendeu e resolveu remanejar os 3 alunos para que não fossem prejudicados em seu ensino/aprendizado. Nós, da UPA, também entendemos a necessidade, estamos nos adequando para o melhor atendimento dos estudantes e, na próxima semana, já com os médicos plantonistas de costume, as aulas retomam normalmente”, finalizou Carvalho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação