FACÇÃO CRIMINOSA

PF prende organização criminosa que pretendia resgatar líderes de facção

Operação cumpriu 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo

Estado de Minas
postado em 10/08/2022 12:36
 (crédito: Reprodução/PF)
(crédito: Reprodução/PF)

A Polícia Federal (PF) cumpriu 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que planejava resgatar líderes de organização criminosa, presos nas Penitenciárias Federais de Brasília, no Distrito Federal, e em Porto Velho, em Rondônia. A operação foi realizada nesta quarta-feira (10/8), com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional.

De acordo com a PF, o plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, que transmitiam tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.

Além do resgate, a corporação acredita que a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades para conseguir a libertação de criminosos, dentre outras ações.


Para organizar a rede de comunicação, os investigados aproveitavam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que, segundo a PF, não existiam de fato.

Na operação, cerca de 80 policiais federais cumpriram os mandados em Brasília, no Distrito Federal, em Campo Grande e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul e na capital São Paulo, Santos e Presidente Prudente, em São Paulo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação