Contaminação

Sorvetes Häagen-Dazs são recolhidos por suspeita de substância tóxica

Empresa realizou o recolhimento voluntário e informou como proceder caso o consumidor tenha adquirido o produto indicado

Estado de Minas
postado em 18/08/2022 12:00 / atualizado em 18/08/2022 15:37
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quarta-feira (17/8), sorvetes da marca Häagen-Dazs que tenham validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023 foram recolhidos. O comunicado foi feito pela empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda., que informou suspeita de substância com potencial tóxico.

Em nota, a Anvisa explicou que o problema foi no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir o sabor/aroma de baunilha. Ele continha a presença de 2-cloroetanol (2-CE), pode ser tóxico e causar alterações no material genético.

Confira a lista de produtos recolhidos:

  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate – sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL);
  • Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL);
  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (473 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond – sorvete sabor baunilha com calda de caramelo salgado e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas 70 g (80 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream – sorvete sabor baunilha com pedaços de biscoito 70 g (80 mL).

O que fazer?


Caso você tenha adquirido este produto, não o consuma, guarde a embalagem e entre em contato gratuitamente no telefone 0800 031 0707, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou no endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com, para troca ou reembolso.

A empresa informa que todos os demais sabores e apresentações dos produtos HÄAGEN-DAZS não são afetados por este recolhimento e podem ser consumidos normalmente.

Confira a íntegra do posicionamento da marca:

A General Mills informa que, após realizar o recolhimento voluntário dos produtos da linha Häagen-Dazs Vanilla (pote com 473ml), está estendendo o recall voluntário para todos os produtos que passaram pela utilização do aroma de baunilha em determinados lotes, sendo eles, desde que possuam as seguintes datas de validade 16.05.2023 e 29.06.2023:

Häagen-Dazs Belgian Chocolate (473ml), Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle (473ml e 100ml), Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond (picolé) e Häagen-Dazs Cookies and cream (picolé).

A ação é preventiva visto que, após uma rigorosa investigação foi confirmada a presença de traços do 2CE (2-Cloroetanol) em algumas apresentações. Tendo em vista que os potenciais riscos à saúde relacionados ao 2-cloroetanol ainda são inconclusivos, a empresa decidiu recolher voluntariamente tais produtos do mercado.

A marca não utiliza 2CE em nenhum processo de fabricação e testa seus produtos regularmente de acordo com legislações de cada mercado. Neste caso específico, traços de 2CE foram encontrados a partir de um ingrediente específico e as devidas ações para que o incidente não ocorra novamente já foram tomadas.

Consumidores devem entrar em contato com o SAC da empresa pelo e-mail sachaagendazs@genmills.com ou pelo telefone 0800 031 0707.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação