BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Correios lançam edição de selos com personalidades históricas

As peças filatélicas comemorativas têm as figuras de Cipriano Barata, Frei Caneca, Pedro Pedroso e Maria Quitéria, importantes na Guerra da Independência

Correio Braziliense
postado em 02/09/2022 18:25 / atualizado em 02/09/2022 18:25
 (crédito: reprodução)
(crédito: reprodução)

Em continuidade às celebrações dos 200 anos da emancipação brasileira, os Correios lançaram a emissão comemorativa Bicentenário da Independência - Personalidades. Os selos retratam quatro figuras históricas que protagonizaram movimentos importantes para a independência do país.

De acordo com os Correios, as peças filatélicas ilustram o médico baiano e entusiasta nacionalista Cipriano Barata, o líder da Revolução Pernambucana de 1817; Frei Caneca, o militar afrodescendente Pedro Pedroso, que lutou contra os monarquistas; e a heroína da Pátria Maria Quitéria, figura feminina de enorme importância na Guerra da Independência.

Com tiragem de 12 mil blocos e valor facial de 1º Porte da Carta cada selo, esta emissão está à venda na loja virtual e nas principais agências do país.


Xilogravura digital

Os selos fazem parte da programação filatélica especial editada pelos Correios em 2022 para celebrar o Bicentenário da Independência. As quatro personalidades lembradas atuaram em diferentes lutas pela independência do país. Os selos que estampam esses personagens icônicos da história nacional, na arte de Cordeiro de Sá, estão emulados digitalmente em xilogravura.

No céu, Cipriano Barata e Frei Caneca, bons jornalistas e formadores de opinião, bradam suas ideias e espalham seus panfletos como nuvens, em meio à revoada de pássaros. Abaixo, no solo, o comandante negro Pedro Pedroso e a mulher que se travestiu de soldado, Maria Quitéria, cerram os punhos e lideram tropas no cenário que mistura campo e cidade.

Os novos já estão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios de todo o país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação