Saúde

Lançada campanha que busca estimular o diagnóstico precoce do diabetes

Campanha tem como objetivo final diminuir os custos do SUS com a doença no país

Tainá Andrade
postado em 19/09/2022 18:46 / atualizado em 19/09/2022 18:49
 (crédito: Freepik/jcomp)
(crédito: Freepik/jcomp)

Com o objetivo de aumentar a quantidade de diagnósticos precoces para diabetes, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade lançou, nesta segunda-feira (19/9), a campanha "A Prevenção Salva Vidas". A organização é composta por 21 associações e dois institutos que combatem o diabetes e a obesidade e incentivam políticas públicas para o assunto.

Para ajudar a ampliar os diagnósticos de diabetes no país, a iniciativa começou também uma petição pública on-line para que se inclua glicose entre as medicações disponíveis nos atendimentos de urgências e emergências no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ideia é fazer com que mais pessoas realizem exames de glicemia em jejum ou procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o teste de ponta de dedo, considerado um pré-diagnóstico. Dessa forma, a iniciativa busca tentar reduzir internações e diminuir os custos para o SUS.

Pandemia

A coordenadora da entidade, Vanessa Pirolo, informa que cerca de 46% dos brasileiros com idade entre 20 e 79 anos que convivem com a doença não sabem do diagnóstico. E a situação pode ter piorado com a pandemia. De acordo com a pesquisa da Ipsos, aproximadamente 23 mil adultos engordaram uma média de 6,1 quilos. Esse acúmulo de peso significa inflamação no corpo, o que pode levar à resistência da insulina e consequentemente ao diabetes.

O diabetes pode levar a desdobramentos irreversíveis, como a cegueira e a amputação de membros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 80% dos casos de perda da visão no país poderiam ser evitados com tratamento adequado.

O SUS desembolsa em torno de US$ 43 bilhões com o tratamento e as complicações do diabetes. Para a Coalizão, esse valor poderia ser diminuído com o incentivo ao diagnóstico precoce.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação