tragédia

Prefeitura diz que licença de auditório que desabou em SP estava pendente

Estrutura caiu sobre público reunido em auditório de empresa de conteineres localizada em Itapacerica da Serra (SP). Dois candidatos ao Legislativo se feriram sem maior gravidade. Prefeitura informou que licença municipal estava pendente

João Gabriel Freitas*
postado em 21/09/2022 03:55
 (crédito:  Corpo de Bombeiros de São Paulo/Divulgação)
(crédito: Corpo de Bombeiros de São Paulo/Divulgação)

O desabamento de um mezanino em Itapecerica da Serra (SP) matou ao menos nove pessoas e feriu outras 31, segundo o Corpo de Bombeiros. As informações apontam que cerca de 64 pessoas, incluindo candidatos ao Legislativo, estavam em uma reunião no auditório de um galpão da empresa Multiteiner. No entanto, a Prefeitura da cidade ponderou que o número de pessoas no local ainda é incerto, podendo chegar a 70. De acordo com a instituição, 40 foram atingidas, das quais 15 tiveram ferimentos leves.

Até o fim da tarde, 31 pessoas foram socorridas. Entre os feridos estavam os candidatos a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade) e a deputada federal Ely Santos (Republicanos). A assessoria de Jones explicou, em nota, que ele e Ely foram convidados para conhecer a estrutura da empresa.

Quando os políticos se despediam dos trabalhadores, parte da estrutura de concreto se rompeu. Jones e Ely ficaram presos nos escombros, mas não tiveram maiores complicações. "Os dois foram resgatados com vida. Quatro integrantes da sua equipe também ficaram entre os escombros. Já foram resgatados e levados ao hospital. Jones Donizette lamenta profundamente e se solidariza com as famílias vítimas desse desastre, e pede orações para que as vítimas internadas tenham pronta recuperação", diz a nota.

A Multiteiner é uma empresa de comércio e locação de contêineres com sedes em Duque de Caxias (RJ), em Macaé-(RJ) e em Itapecerica da Serra. O Correio tentou contato com a companhia, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

O local que desabou era uma estrutura de concreto, um mezanino, sem nenhum problema aparente, conforme testemunhas. O auditório funcionava dentro de um dos galpões e era usado constantemente.

Segundo informações do site institucional, a Multiteiner atua há mais de 20 anos no setor de contêineres, utilizados para usos diversos, como lojas, lanchonetes, enfermarias, salas de aula e habitação, dentre outros. A empresa é uma das principais do setor no país.

Em nota, a prefeitura de Itapecerica da Serra informou que a licença municipal da empresa ainda não foi emitida, pois o licenciamento ambiental está em andamento junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por envolver uma Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM).

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região informou que a Polícia Civil e o Samu ainda preparavam a lista de óbitos, que deve ser divulgada hoje. Por volta das 16h, a porta-voz dos bombeiros, major Luciana Soares, deixou o galpão alegando que as buscas haviam terminado. Carros e caminhões dos bombeiros, além de ambulâncias, saíram em seguida.

Em meio aos resgates, parentes que estavam na porta da empresa em busca de notícias foram levados ao interior do prédio, onde as autoridades passavam informações sobre as vítimas. No entanto, os corpos só começaram a ser retirados da empresa às 18h10. Assim, familiares que aguardaram o reconhecimento das vítimas no local disseram que já haviam sido orientados a procurar o velório da cidade.

O Corpo Militar de Bombeiros acionou mais de 15 viaturas após ser informado sobre queda de arquibancada, por volta de 8h55. Também foram ao local unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes da Defesa Civil de Taboão da Serra. As vítimas socorridas foram enviadas aos prontos-socorros Jacira e Central de Itapecerica e ao Hospital Geral de Itapecerica. A gestão do município informou, em nota, que o prefeito Francisco Nakano, médico socorrista, está ajudando nos primeiros socorros e decretou três dias de luto.

O governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB), se pronunciou, por meio de uma rede social, para prestar solidariedade aos atingidos em Itapecerica. "Minha solidariedade aos feridos e às famílias das vítimas do desabamento em Itapecerica da Serra."

Ainda se desconhecem as causas do acidente. O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região apresentou um pedido formal ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério do Trabalho para que a apuração tenha prioridade.

*Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.