DIA DA PADROEIRA

Fiéis lotam Santuário Nacional em Aparecida para celebração do feriado

A expectativa é que 120 mil pessoas visitem o Santuário Nacional neste 12 de outubro. Neste data, em 2019, cerca de 162 mil pessoas visitaram o Santuário.

Yasmin Rajab
postado em 12/10/2022 13:30
 (crédito: Gustavo Cabral / A12/Reprodução)
(crédito: Gustavo Cabral / A12/Reprodução)

Vários fiéis já estavam de pé nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (12/10) para a celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida. A extensa programação no Santuário Nacional em Aparecida (SP) fez com que milhares de fiéis ocupassem todos os espaços da igreja. 

A expectativa é que 120 mil pessoas visitem a maior igreja católica do Brasil. Nesta mesma data, em 2019, cerca de 162 mil pessoas visitaram o Santuário. 

Desde o último fim de semana, milhares de fiéis já ocupavam o acostamento da Rodovia Presidente Dutra. Em alguns pontos próximos à Basílica, a concessionária isolou a terceira faixa para garantir a segurança das pessoas. Segundo estimativa da Polícia Rodoviária federal (PRF), cerca de 10 mil pessoas ocuparam o trecho do Vale do Paraíba rumo à visitação à Catedral. 

A programação para este feriado conta com uma missa especial para as crianças, que teve início ao meio-dia. Também faz parte da programação a Consagração de Nossa Senhora, com início às 15h, e a tradicional procissão, às 18h. 

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, deve participar de uma das cerimônias durante o período da tarde. Na última terça (11), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou o uso da religião como forma de conquistar votos no segundo turno das eleições. 

Sem citar o nome de nenhum candidato, a CNBB afirmou que a manipulação religiosa "desvirtua valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que precisam ser debatidos e enfrentados no País".

Em nota, o Santuário Nacional informou que não foi responsável por organizar a visita. "É relevante também frisar que, embora tenha sido programada para acontecer no mesmo horário da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que há 65 anos tradicionalmente é rezada nesse horário, a iniciativa é de um grupo independente, que não tem qualquer relação com o Santuário Nacional", esclareceu. 

(Com informações da Agência Estado)

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.