APURAÇÃO

MP investiga Dia das Crianças em Uberaba que teve exposição de armas

A Promotoria da Infância e Juventude de Uberaba informou que já está apurando para descobrir quais riscos as crianças foram expostas em razão do evento

Renato Manfrim - Especial para o Estado de Minas
postado em 13/10/2022 12:41 / atualizado em 13/10/2022 12:41
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Após evento do Dia das Crianças, da Prefeitura de Uberaba, em praça pública, permitir que elas se aproximassem e tocassem em armas e bombas, a promotora de Justiça Ana Catharina Machado Normanton, da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, declarou que o fato será apurado.

O evento intitulado Tempo de Brincar, que aconteceu na manhã de ontem (12/10) na Praça da Mogiana, contou, além de atrações como cama elástica, corrida de saco, entre outras brincadeiras, também com tendas do Exército Brasileiro e polícias Militar, Civil e Federal, que mostraram variedade em armas de grosso calibre.

“Diante das denúncias recebidas, o MP já está apurando para saber quais riscos as crianças foram expostas em razão do evento”, adiantou a promotora.


Segundo informações do artigo 242 do ECA, é crime vender, fornecer ainda que, gratuitamente, ou entregar, de qualquer forma, para criança ou adolescente arma, munição ou explosivo, sob risco de pena de reclusão de três a seis anos.

Representação judicial


Umas das denúncias recebidas pelo MP é a representação judicial do deputado federal Rogério Correia (PT) contra a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade).

Segundo documento, a exposição de armas vai contra a Constituição Federal, contradiz os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também vai contra protocolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi assinado pelo Brasil.

Além disso, o documento reivindica a abertura de procedimento investigatório criminal com vistas a apurar as condutas praticadas e, ao final, propõe ação penal cabível.

“Não bastasse a simples exposição – por si só já absolutamente dissociada da temática do evento -, houve ainda palestras e orientações às crianças presentes, com instrução sobre táticas militares, manuseio de arma de fogo e até mesmo procedimentos para desarme de artefatos explosivos, como demonstram os vídeos em anexo”, diz outro trecho da representação.

O Estado de Minas solicitou um posicionamento da Prefeitura de Uberaba com relação ao início das investigações do MP, mas não obteve resposta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação