Sociedade

Jovens brasileiros têm se preocupado mais com saúde e família, diz pesquisa

Levantamento mostra que casamento e sexo ficaram nas últimas posições

Tainá Andrade
postado em 21/10/2022 15:11 / atualizado em 21/10/2022 15:13
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Uma pesquisa do Datafolha revelou que entre os temas de maior importância para jovens brasileiros de 15 a 29 anos estão a saúde e a família. O percentual que classifica como muito importante a saúde, por exemplo, é de 87%, o que pode estar relacionado com a vivência próxima da pandemia da covid-19.

A família figura em segundo lugar, com 81%. Em seguida, os temas que mais importam a essa parcela da população são, na ordem: estudo, trabalho, lazer, dinheiro, amigos e religião. 

 

Último da lista

Por último, na escala de prioridades, está o matrimônio, item o qual as mulheres (17%) consideram menos importante do que os homens (11%). Do total de entrevistados, somente 22% dos jovens responderam que o casamento é muito importante. Outros temas que tiveram baixas porcentagem foram sexo e beleza.

Conforme a faixa etária sobe, contudo, o casamento ganha mais importância. Entre jovens de 25 a 29 anos, 31% acham muito importante; entre 15 e 19 anos, apenas 13%. Evangélicos também prestam mais atenção ao assunto, somando 35%.

O levantamento foi realizado em julho deste ano. A pesquisa entrevistou por volta de mil pessoas, em 12 capitais — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação