CULTURA

Museu das Reduções será transferido de Ouro Preto para Belo Horizonte

Acervo em miniatura foi construído pelos irmãos Vilhena e, desde 1978, ficava em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto

Márcia Maria Cruz - EM
postado em 02/11/2022 19:24 / atualizado em 02/11/2022 19:34
O acervo do Museu das Reduções será levado para o bairro Olhos d'Água, em BH -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A.Press)
O acervo do Museu das Reduções será levado para o bairro Olhos d'Água, em BH - (crédito: Túlio Santos/EM/D.A.Press)

O Museu das Reduções anunciou que vai transferir o acervo de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, para o Bairro Olhos d'Água, em Belo Horizonte. Em nota, os mantenedores das obras informam o fim da parceria que possibilitou a instalação do museu devido a "um importuno e insuperável desacordo comercial".

"O Museu das Reduções comunica aos seus visitantes, admiradores, amigos e a toda sociedade ouropretana que, em 31 de outubro de 2022, encerrou as suas atividades artísticas, culturais, educativas e turísticas no local que ocupava, desde novembro de 2020", informa a nota.

Os mantenedores agradeceram aos visitantes. "Na oportunidade, nos desculpamos por frustrarmos, momentaneamente, os amantes da arte da educação e da cultura com esta decisão."

O museu será transferido para Mercado de Origem Olhos D’Água, localizado às margens da BR-356. A nota informa ainda que, "em breve", as atividades serão retomadas, mas não revela data da reabertura.

A secretária de Cultura de Ouro Preto, Margareth Monteiro, lamentou a transferência, mas afirmou que, por ser um acervo particular, não haveria nada a ser feito pela prefeitura. "É uma perda enorme para Ouro Preto", avaliou.

História do Museu das Reduções

O Museu das Reduções é um projeto dos irmãso Ênnio, Décio, Evangelina e Sylvia Alves de Vilhena, que, depois de se aposentarem em 1978, começaram a fazer reprodução de monumentos arquitetônicos brasileiros.

"Agradecemos, também, em nome dos Irmãos Vilhena (“in memoriam”), o acolhimento de toda a comunidade ouropretana, em especial a dos distritos de Amarantina e de Cachoeira do Campo, à sua obra, por estes longos 40 anos de convivência. Por certo, o Museu das Reduções será, com muito orgulho, o 'embaixador' de Ouro Preto no seu novo espaço", diz a nota.

O acervo conta com 29 réplicas de monumentos localizados em 24 municípios de 15 estados brasileiros. Os irmãos Vilhena viajaram por todo país para fotografar e elaborar croquis e plantas das reduções baseadas nas edificações originais.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.