Amazonas

Município do Amazonas recebe festival de arte para impulsionar vacinação

Município de Novo Airão conta com 46% da população com o esquema vacinal primário contra covid-19 (2ª dose ou dose única aplicadas) completo, mas adesão ao festival pode elevar taxa a mais de 70%

Michelle Portela
postado em 04/11/2022 12:14 / atualizado em 04/11/2022 12:15
 (crédito: Rodrigo Duarte (FVA))
(crédito: Rodrigo Duarte (FVA))

Ao longo da semana, as trupes Fita Crepe e a Pequena Orquestra Interativa realizaram cortejos por Novo Airão, município localizado a 297 quilômetros de Manaus, convidando a população a participar das ações de vacinação que ocorrem durante o festival do Projeto Art&Com, no próximo domingo (6/11). O principal objetivo da ação é elevar os índices de vacinação no Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN).

O Projeto Arte e Comunicação em Prol da Imunização Contra a Covid-19 é realizado pela Fundação Vitória Amazônica (FVA), com o apoio de uma coalizão de organizações internacionais. A ideia é sensibilizar a população quanto à necessidade de vacinação contra o coronavírus e ao combate à desinformação no contexto da pandemia.

Vale destacar que a retirada das medidas contra a covid, como o uso de máscaras, e a maior interação das pessoas já se refletem em uma subida de casos em diversas parte do país, o que pode levar a um aumento nas hospitalizações e mortes, ainda que consideravelmente menor do que nos anos anteriores da pandemia.

De acordo com a coordenadora do projeto Art&Com Saúde, Marina Antongiovanni, a iniciativa visa elevar para 70% os índices de vacinação. Na cidade, apenas 46% da população têm o esquema vacinal primário (2ª dose ou dose única aplicadas) completo. "Para mudar esse quadro e incentivar as pessoas à vacinação, realizaremos um festival itinerante com intervenções artísticas pela cidade, uma campanha informativa de combate às fake news, atividades pedagógicas com ações em escolas públicas e um programa de formação de jovens comunicadores”, explicou.

Dia inteiro de programação

No próximo domingo (6/11), além das atividades culturais, a FVA e o Programa Nacional de Imunização (PNI) de Novo Airão irão realizar, na Praça Municipal Hugo Carlos Frederico, uma grande campanha de vacinação contra a covid-19 e outras doenças, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos de todo o município de Novo Airão.

A campanha de vacinação é o eixo central das ações do Festival Art&Com Saúde que também trará para a praça uma série de atrações lúdicas e artísticas, como zumba, dança, teatro, música, palhaçaria, oficinas, feiras, entre outras atividades. Será um dia inteiro de programação aberta aos moradores locais, unindo a diversão, a arte e a saúde. "Continuamos a nossa trajetória de construir ações com participação da sociedade em Novo Airão integrando educação ambiental, saúde e fortalecimento dos órgãos públicos atuantes no municipio", explicou o secretário executivo da FVA, Fabiano Silva.

  • Festival de artes destaca importância da vacinação em Unidade de Conservação no Rio Negro, Amazonas Allan Gomes / Divulgação
  • Festival de artes destaca importância da vacinação em Unidade de Conservação no Rio Negro, Amazonas Rodrigo Duarte (FVA)
  • Festival de artes destaca importância da vacinação em Unidade de Conservação no Rio Negro, Amazonas Rodrigo Duarte (FVA)
  • Festival de artes destaca importância da vacinação em Unidade de Conservação no Rio Negro, Amazonas Rodrigo Duarte (FVA)
  • Festival de artes destaca importância da vacinação em Unidade de Conservação no Rio Negro, Amazonas Rodrigo Duarte (FVA)
  • Festival de artes destaca importância da vacinação em Unidade de Conservação no Rio Negro, Amazonas Allan Gomes / Divulgação

O projeto também envolve atividades de ensino-aprendizagem, que serão oferecidas até março de 2023, com oficinas técnicas, compartilhamento de experiências e o exercício das rotinas produtivas das áreas de jornalismo, relações públicas, design, publicidade, fotografia, audiovisual, TV, rádio, podcast, mídias sociais e streaming.

Para participar da formação, foram selecionados oito jovens residentes no município de Novo Airão, com idades entre 17 e 29 anos. Além do local de residência e da idade, a seleção considerou a necessidade de serem estudantes e outros critérios como identidade de gênero e étnica, além de habilidades com uso de mídias digitais.

“Procuramos atender aos critérios de diversidade para a formação desta turma, por exemplo, temos quatro homens e quatro mulheres; quatro estudantes indígenas; dois estudantes negros”, acrescentou Maurília Gomes, coordenadora de Mobilização e Comunicação do projeto.

Financiadores

O projeto Art&Com Saúde é executado no âmbito da Iniciativa Novos Parceiros Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND), uma parceria para apoiar a Resposta à Covid-19 na Região Amazônica brasileira, que engaja organizações da sociedade civil (OSCs) em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a Covid-19, financiada pela USAID e a SITAWI Finanças do Bem.

Serviço

Quando? Neste domingo (6/11), das 7h às 22h
Onde? Praça Municipal Hugo Carlos Frederico, Novo Airão, Amazonas
O que deve levar? carteiras/cartões de vacinação, CPF e cartão do SUS

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação