SAÚDE

Em rede nacional, Queiroga faz apelo por vacinação contra poliomelite

Média nacional está abaixo de 70%. Objetivo do Ministério da Saúde é que esse percentual chegue em 95%. Confira os locais de vacinação de poliomielite no DF

Francisco Artur
postado em 06/11/2022 21:49 / atualizado em 06/11/2022 21:52
 (crédito: Walterson Rosa/MS)
(crédito: Walterson Rosa/MS)

Em pronunciamento na rede nacional de rádios e TV, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou, neste domingo (6/11), a importância de que crianças menores de cinco anos tomem a vacina contra a poliomielite. Segundo ele, a média nacional de pequenos imunizados contra a 'pólio' está abaixo de 70%.

"Nossa meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças abaixo de cinco anos. E isso será possível, sim, atingir essa meta, mas para isso, é necessário o engajamento dos gestores de saúde e de toda a sociedade civil. Estados como a Paraíba e o Amapá, por exemplo, vacinaram mais de 90% do público-alvo", exemplifica Queiroga. 

No pronunciamento, o ministro da Saúde disse que, diante da baixa cobertura vacinal, a pasta lançou, nesta semana, o Plano Nacional de Resposta para detecção e surto de poliomielite no Brasil. A iniciativa tem como metas fortalecer a vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas, garantir o acesso universal aos serviços de vacinação contra a poliomielite, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, e fortalecer a vigilância laboratorial.

O foco também está em desenvolver a capacidade nacional e operacional dos estados e dos municípios para manter a poliomielite eliminada do território nacional. Durante o pronunciamento, o ministro alertou para o risco de que o Brasil volte a ter um descontrole nos casos de poliomielite.

"Nós estamos há 32 anos livres da poliomielite. Mas corremos o risco de perder essa conquista. O Ministério da Saúde está empenhado em manter nossas crianças livres da pólio", afirma. o chefe da pasta da Saúde também apela para que os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde. 

Onde se vacinar no DF   

Os 26 estados e o Distrito Federal participam do Plano Nacional de Resposta para detecção e surto de poliomielite no Brasil. No DF, pais, avós e responsáveis terão as doses da vacina disponíveis no Plano Piloto e em todas as regiões administrativas. Para saber qual o posto de saúde mais próximo, basta acessar o site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES).  

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação