ACIDENTE

Ponte Rio-Niterói é fechada após navio bater em estrutura; veja vídeo

O momento foi flagrado por um motorista que passava pela ponte: "O carro quase sai de uma faixa e vai para a outra"

Ronayre Nunes
Pedro Grigori
postado em 14/11/2022 19:56 / atualizado em 14/11/2022 21:54
Navio bate contra estrutura da ponte Rio-Niterói -  (crédito: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)
Navio bate contra estrutura da ponte Rio-Niterói - (crédito: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)

A ponte Rio-Niterói — importante via de ligação da região metropolitana do Rio de Janeiro — foi interditada por volta das 18h30 da tarde desta segunda-feira (14/11) após um navio à deriva se chocar contra a estrutura.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o navio transportava grãos e a âncora não resistiu à pressão do vento e se soltou. Os fortes ventos na região fizeram com que a embarcação navegasse à deriva em direção à ponte. 

O acidente ocorreu durante um dia de fortes ventos em toda capital carioca. De acordo com o Alerta Rio, ventos de até 57 km/h atingiram o aeroporto do Galeão.

Veja o momento da colisão:

O momento da colisão foi flagrado pelo motorista Alexandro Belotte. O homem passava pela via no exato momento em que o choque ocorreu. Em entrevista ao portal g1, Belotte descreve o susto. “Eu vi o navio e achei que ele ia passar direto. Mas, pela altura, logo eu pensei que estava estranho e que não ia passar. A parte alta bateu forte na ponte. Na hora, meu telefone caiu no chão. Chegou a balançar a ponte. Balançou muito. O carro sai de uma faixa e vai para a outra.”

Por volta das 19h50, três rebocadores retiraram o navio do local. No entanto, até a última atualização desta reportagem não havia previsão para o trânsito na ponte ser liberado. O centro de Operações do Rio sugere que usuários de transporte público utilizem as barcas para atravessar o percurso, e que os motoristas usem a rota alternativa pela Magé-Manilha. 

Equipes da Marinha e Capitania dos Portos já foram acionadas para avaliar a estrutura. A concessionária Ecoponte, responsável pela gestão dos 13,2 quilômetros da Ponte Rio-Niterói, publicou um comunicado nas redes sociais informando que "as equipes já estão trabalhando para resolver a situação".

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação