Promoções

De fritadeira a TV: veja os produtos com alta procura na Black Friday

Especialista em analise de dados de mercado indica quais áreas de produtos podem ter o melhor custo benefício na data

Camilla Germano
postado em 17/11/2022 06:00
Um dos produtos que sempre marcam presença nas grandes procuras da Black Friday é o ar condicionado — e para 2022 outros produtos tecnológicos podem apresentar alta -  (crédito: Yuri CORTEZ / AFP)
Um dos produtos que sempre marcam presença nas grandes procuras da Black Friday é o ar condicionado — e para 2022 outros produtos tecnológicos podem apresentar alta - (crédito: Yuri CORTEZ / AFP)

A Black Friday 2022 está chegando e, para muitos, a data será sinônimo de compras. Prevista para o dia 25 de novembro, a Black Friday ocorrerá em meio a Copa do Mundo e, segundo especialistas, isso pode influenciar diretamente os preços de produtos.

Juliana Vital, Chief Revenue Officer (em português, diretora de receita) da Nubimetrics no Brasil — empresa especializada em analise de dados de mercado — explica que as tendências para a Black Friday variam de ano para ano, mas por causa da Copa do Mundo ocorrendo no meio da data, é possível que produtos eletrônicos como televisões estejam em alta.

Juliana explica que consegue analisar a alta na procura de produtos meses antes da Black Friday, e que em 2022 já pode perceber o aumento na procura de diversos itens. "Temos visto alta de procura por televisores, que já são produtos bem vendidos na Black Friday, mas neste ano, em específico, já apresenta maior volume de busca, por exemplo as smart TV de 32 e 43 polegadas subiram mais de 80 posições no ranking de buscas", explica.

Segundo a diretora, muitos também têm pesquisado bastante sobre a bola oficial da Copa, o que pode indicar um aumento na procura nos próximos dias. "Até o momento, já apontam crescimento no interesse do consumidor, e o modelo oficial da Copa do Mundo, a Al Rihla, já figura entre os produtos mais vendidos desta categoria", aponta ela.

Outro produto que sempre marca presença nas grandes procuras da Black Friday é o ar condicionado e para 2022 outros produtos tecnológicos podem apresentar alta. "Os aparelhos de ar condicionado, por exemplo, coincidem com a proximidade do verão. As fritadeiras e assistentes virtuais tendem a ter um crescimento também durante este período, já que possuem valores altos e as promoções são oportunidades para garantir os produtos", pontua Juliana.

Outros produtos podem ser "estrelas" em 2022

A especialista indica ainda que nem só os produtos que envolvam tecnologia como televisores, celulares e assistentes virtuais, apresentaram grande procura de compra. Todos os anos, o setor de moda sempre é um grande nicho na Black Friday.

"Como toda data de promoção, a categoria de moda e acessórios também apresenta alta. As bermudas e shorts foram estrelas em 2021, e como possuem um ticket médio baixo e são uma boa aposta para o período". Ela também acentua que a procura por jeans sempre está entre as preferências de compradores.

Segundo Juliana, as fritadeiras elétricas foram as grandes estrelas da Black Friday 2021 e podem apresentar alta novamente na próxima Black Friday. "Neste ano, a palavra “aifray fritadeira” subiu 47 posições no mês de setembro, o que mostra uma tendência de alta", ressalta a porta-voz.

Além dos produtos citados, as assistentes virtuais, continuam apresentando crescimento em comparação com o ano 2021 e a tendência é que novembro seja o mês de maior crescimento. "A demanda pela assistente virtual do Google está crescendo e a palavra-chave "google nest" já se posiciona no top 10 de buscas", salienta Juliana também.

Mais opções no Vitrine

O Correio Braziliense estreou a sessão Vitrine, que alia pautas inéditas e curadoria de produtos dos maiores marketplaces à credibilidade que o jornal oferece aos leitores. Os conteúdos incluem dicas e indicação de produtos selecionados. Acesse e confira!

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação