PANDEMIA

Número de casos de covid-19 disparam no Brasil, alerta Fiocruz

Por meio do Boletim InfoGripe, foi constatado que os números da infecção correspondem a 47% dos resultados positivos para doenças respiratórias nas últimas quatro semanas

Correio Braziliense
postado em 20/11/2022 03:50 / atualizado em 20/11/2022 18:34
 (crédito: Louisa Gouliamaki/AFP)
(crédito: Louisa Gouliamaki/AFP)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou no sábado (19/11) que os casos de novas infecções pela covid-19 dispararam no país. De acordo com a instituição, o aumento dos casos ocorreu em 12 estados brasileiros. Por meio do Boletim InfoGripe, foi constatado que os números da infecção correspondem a 47% dos resultados positivos para doenças respiratórias nas últimas quatro semanas.

A nível nacional, o aumento moderado de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo está presente em Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Os dados indicam, ainda, crescimento do novo coronavírus especialmente entre a população adulta. Nos dados epidemiológicos das últimas quatro semanas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para infecções respiratórias foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença dos mesmos micro-organismos entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 14 de novembro. Há uma semana, o documento apontava aumento dos casos em apenas quatro estados.

Infecções

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram, somente ontem, 7.714 novas infecções pela covid-19 em 24 horas. Foram confirmadas 13 mortes por complicações decorrentes da doença no mesmo período. Os dados são de todos os entes da Federação, com exceção das informações de 11 estados e do Distrito Federal que, até o fechamento desta edição, ainda não tinham repassado os levantamentos para o sistema nacional.

Com o crescimento das notificações, pesquisa feita pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostrou que a taxa de exames positivos para a covid-19 em laboratórios particulares passou de 3% para 17% em menos de um mês — aumento de 566%. Também cresceu a procura por testes de farmácia.

Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) indicam que, na última semana de outubro, os kits de exames apresentaram taxas de positividade de 20,75%. O mês terminou com um saldo de 7.986 resultados confirmados — 13,26% do total e 44% a mais do que setembro.

Mortes

O número de óbitos no Brasil ainda não retornou ao patamar verificado antes da pandemia. Segundo dados dos cartórios de registro civil do país, consolidados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), foram registrados de janeiro a outubro 1.241.779 mortes, quantidade 14% maior que as 1.087.707 ocorridas nos 10 primeiros meses de 2019, antes do surgimento do novo coronavírus.

Na comparação com os números dos anos nos quais a pandemia esteve no auge no país, foi verificada uma redução de 18% em relação a 2021, que totalizou 1.518.361 mortes, e aumento de 0,6% em relação a 2020, que computou um total de 1.233.937 óbitos.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.