Justiça

Diretor da PRF, Silvinei Vasques, vira réu por improbidade administrativa

MPF também pediu o afastamento imediato do diretor-geral da PRF. No entanto, ao analisar o pedido, juiz lembrou que Vasques está de férias até 6 de dezembro e disse que irá ouvir a manifestação dele antes de tomar uma decisão

Isabel Dourado*
postado em 25/11/2022 12:26 / atualizado em 25/11/2022 12:26
 (crédito: Carolina Antunes/PR)
(crédito: Carolina Antunes/PR)

O juiz José Arthur Diniz Borges, da 8ª Vara Federal do Rio de Janeiro, aceitou uma ação movida pelo Ministério Público Federal contra o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques. Com isso, ele se tornou réu por improbidade administrativa. A Justiça, contudo, ainda não definiu se ele é ou não culpado. O pedido do MPF foi apresentado no último dia 15. Na ocasião, o órgão argumentou que Vasques fez uso indevido do cargo ao ter pedido, por exemplo, votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputou a reeleição e foi derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Ministério Público Federal também pediu o afastamento imediato do diretor-geral da PRF do cargo. No entanto, ao analisar o pedido, o juiz lembrou que Vasques está de férias até 6 de dezembro e afirmou querer ouvir a manifestação dele antes de tomar uma decisão. 

"Tendo em vista que o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária encontra-se com afastamento legalmente instituído para usufruto de férias no período de 16/11/2022 a 6/12/2022 postergo a apreciação da cautelar requerida para após a vinda da contestação. Determino a expedição de mandato de citação da parte ré para oferecimento de defesa, no prazo de 30 dias. Após, voltem-me conclusos, inclusive para apreciação da medida cautelar requerida", afirmou o magistrado.

Em nota, a PRF afirmou que "acompanha com naturalidade a determinação de citação" de Silvinei Vasques e ressaltou que a Justiça "não acatou o pedido formulado pelo órgão ministerial de afastamento imediato do diretor-geral". A corporação reforçou também que o diretor-geral está em férias e, por isso, não sabe dizer se ele já foi notificado da decisão.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação