RIO GRANDE DO SUL

Meteoro 'superbólido' explode no céu do Rio Grande do Sul; veja o momento

Esse é o maior meteoro observado na região desde outubro de 2020, quando um facho luminoso vindo do espaço iluminou a noite da cidade de Caxias do Sul

Correio Braziliense
postado em 29/11/2022 17:27 / atualizado em 29/11/2022 17:27
 (crédito: Reprodução/Observatório Espacial Heller & Jung)
(crédito: Reprodução/Observatório Espacial Heller & Jung)

Um meteoro atravessou e explodiu no céu do Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (29/11). O fenômeno foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, no município de Taquara. Trata-se do maior meteoro observado na região desde outubro de 2020.

Pelas características de tamanho, brilho e potencial explosivo, ele é denominado "superbólido" pelos astrônomos. De acordo com o pesquisador Carlos Fernando Jung, o meteoro teve magnitude de - 12. "Ele entrou na nossa atmosfera a uma altitude de 124km, se extinguindo a 112km", explicou o proprietário do observatório no Facebook.

Veja o fenômeno:

Meteoro superluminoso em 2020

Em outubro de 2020, um facho luminoso vindo do espaço iluminou a noite da cidade de Caxias do Sul, a 96 quilômetros (km) da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. As estimativas do observatório mostram que o superbólido - nome dado a meteoros luminosos de maior intensidade que o brilho da Lua - se movia a aproximadamente 60,9 mil quilômetros por hora.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação