Rio de Janeiro

PF prende foragido colombiano procurado pela Interpol há mais de 10 anos

Homem de 38 anos estava foragido há uma década por ter assassinado um agente da polícia nacional da Colômbia

Tainá Andrade
postado em 12/12/2022 16:34 / atualizado em 12/12/2022 16:39
 (crédito:  Polícia Federal/Divulgação)
(crédito: Polícia Federal/Divulgação)

Um foragido colombiano, que tinha o nome na lista da Difusão Vermelha da Interpol há 10 anos, foi preso nesta segunda-feira (12/12), na Muzema, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A operação foi uma ação conjunta da inteligência da Polícia Federal (PF) com a Polícia Civil do estado fluminense.

Identificado como Juan Estebán, 38 anos, o homem foi condenado pela justiça colombiana somente no ano passado. Ele fazia parte de uma rede de tráfico de drogas originária de Medellín e deve cumprir 40 anos de prisão por ter assassinado um agente da polícia nacional do país, em 10 de julho de 2010. 

De acordo com a PF, a primeira fuga após o crime foi para Santiago, no Chile, onde o suspeito ficou até 2016. Em seguida, veio para o Brasil. O foragido estava sendo monitorado pela polícia há pelo menos duas semanas. 

Por enquanto, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do Rio de Janeiro. O mandato de prisão, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (9), tem o objetivo de extradição. Por isso, o homem permanecerá no local até definirem a sua data de retorno à Colômbia.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação