SÃO PAULO

Justiça absolve catador condenado por pegar móveis deixados em calçada

No entendimento do relator do caso, era necessário considerar que o catador não teve intenção de furtar os móveis, pois pensava que haviam sido descartados

Correio Braziliense
postado em 18/01/2023 14:17 / atualizado em 18/01/2023 14:19
 (crédito: Caio GUATELLI / AFP)
(crédito: Caio GUATELLI / AFP)

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu absolver um catador de materiais recicláveis que tinha sido condenado, em primeira instância, a um ano de prisão em regime aberto. Ele foi acusado de furtar uma mesa e quatro cadeiras que estavam perto de uma lixeira, em uma calçada de Hortolândia, no estado de São Paulo.

O homem chegou a ser preso, mas foi solto no mesmo dia. Depois, acabou sendo condenado. O advogado de defesa disse estranhar que o caso tenha sido levado à Justiça. "É corriqueiro do cotidiano pessoas descartarem coisas perto da lixeira, e o Ministério Público teve todo um trabalho para oferecer denúncia", disse à Folha de S. Paulo.

Segundo informações da Folha, o caso ocorreu em junho de 2021, mas a decisão judicial foi publicada no mês passado. No entendimento do relator do caso, o desembargador J.E.S. Bittencourt Rodrigues, era necessário considerar que o catador não teve intenção de furtar os móveis, pois pensava que haviam sido descartados. Portanto, por não haver modalidade culposa para o crime de furto, o homem foi absolvido.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE