CRISE

Ministro Wellington Dias classifica crise Yanomami como um "genocídio"

Dias afirmou que as mortes dos indígenas causadas pela fome é uma vergonha tendo em vista que o Brasil é o 4º maior produtor de alimentos do mundo

Maryanna Aguiar — Especial para o Correio
postado em 21/01/2023 17:05 / atualizado em 21/01/2023 17:05
 (crédito:  crédito: Reprodução/TV Brasil)
(crédito: crédito: Reprodução/TV Brasil)

O Ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve neste sábado (21/1), junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma visita a Roraima para ver de perto a situação de crise sanitária vivida pelo povo Yanomami no estado. Em nota, o Ministro classificou crise como um "genocídio" e “crime grave”.

Dias afirmou que as mortes dos indígenas causadas pela fome é uma vergonha tendo em vista que o Brasil é o 4º maior produtor de alimentos do mundo: “As equipes e líderes indígenas e autoridades de Roraima disseram que ainda não se sabe ao certo quantas pessoas morreram neste genocídio, agravado por ser dentro de um Território Yanomami, de proteção e responsabilidade federal, pois o poder central: permitiu garimpo ilegal, mercúrio contaminando as águas e domínio de áreas de proteção federal com presença também de pessoas do crime organizado!”, disse o Ministro.

Segundo ele, chegaram em Roraima 5 mil cestas de alimentos, cerca de 85 toneladas, vindas do Amapá em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) , que já estão sendo distribuídos, e contam com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social, e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além de equipes da Força Nacional do SUS, cuidando da parte da Saúde em Boa Vista e comunidades atingidas., com equipes de Vigilância em Malária e outras doenças.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE