OBITUÁRIO

Morre Adriana Dias, referência na pesquisa sobre neonazismo no Brasil

A antropóloga identificou mais de 300 células neonazistas no Brasil. Ela também foi responsável por descobrir uma carta do ex-presidente Bolsonaro publicada em sites neonazistas

Correio Braziliense
postado em 29/01/2023 19:16
 (crédito: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)
(crédito: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

Morreu, neste domingo (29/1), a antropóloga Adriana Dias. Ela foi uma das principais pesquisadoras sobre neonazismo do país, identificando mais de 300 células neonazistas espalhadas pelo Brasil. Ela também foi referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Adriana lutava contra um câncer.

Em 2021, Adriana descobriu uma carta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicada em sites neonazistas. A descoberta foi publicada no site The Intercept Brasil. A pesquisadora também colaborou com a equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), integrando o grupo dos Direitos Humanos.

O ministro Dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, publicou uma nota de pesar pela morte de Adriana Dias. "Cientista, pesquisadora e doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Adriana foi uma mulher com deficiência de referência para nós e nos estudos sobre neonazismo. Aguerrida ativista pelos direitos humanos, colaborou na efetiva denúncia de ações nazistas no Brasil. Feminista por ideologia, Adriana integrou a Frente Nacional de Mulheres com Deficiência. Foi também coordenadora da Associação Vida e Justiça de Apoio às Vítimas da Covid-19. Expressamos aqui nossa homenagem em agradecimento a essa grande mulher, e enviamos nossos sentimentos à família", diz a nota.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE