Obituário

Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos

Paula teve um infarto fulminante enquanto dormia, em casa, no Rio de Janeiro. O velório será na quinta-feira, dia 2 de fevereiro

Pedro Grigori
postado em 01/02/2023 23:09 / atualizado em 01/02/2023 23:39
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

A jornalista Paula Pires, 58 anos, morreu nesta quarta-feira (1º/2), vítima de um infarto fulminante enquanto dormia, em casa, no Rio de Janeiro. Dona de alegres olhos azuis, cabeleira loira, um sorriso contagiante e de uma grande facilidade em fazer amigos, Paula deixa uma filha de 24 anos e mais de três décadas de uma carreira radiante.

Formada em jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1987, ela passou por diversas redações pelo país, como da TV Globo, Revista Manchete, Jornal do Commercio e o Correio Braziliense.

Carioca, Paula veio para Brasília por amor. Ao lado do jornalista Paulo Mauricio, o casal chegou à capital federal no ano de 2016, e ela passou a escrever nas páginas da editoria de Cidades do Correio.

Com os colegas, Paula compartilhava o desafio na cobertura do dia a dia em uma nova cidade — teve que aprender, por exemplo, a se localizar em quadras que tinham números, invés de nomes, como era acostumada. E tornou-se habitual ouvir a loira perguntar aos vizinhos de mesa na redação o que significava siglas como SMU ou SAUS.

Colegas de Paula no Correio — assim como o autor deste texto — vão se lembrar dela como a “loura” dos olhos azuis que adorava um bom papo. Que pegava no braço na hora de conversar, olhava no fundo dos olhos e adorava uma cerveja depois do expediente. “Você não sabe a pauta que eu tive hoje”, era uma das frases que ela soltava, logo antes de contar, animada e com detalhes, sobre o que estava escrevendo.

Foram apenas oito meses na redação do Correio, que renderam reportagens sobre segurança pública, cultura e meio ambiente, além de um bom grupo de amigos, os quais Paula sempre convidava para conhecer a casa e a família no Rio de Janeiro. “E você vai ficar na minha casa, eu faço questão”, dizia.

“Paula era uma das pessoas mais animadas que conheci. Quando chegou à redação do Correio, trouxe, além do profissionalismo, a alegria de viver”, afirma Vicente Nunes, que seguiu a amizade com Paula após a saída dela da redação.

Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos
Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos (foto: Arquivo Pessoal)

E era comum Paula seguir com amizades após deixar um trabalho. Na TV Globo, primeiro veículo jornalístico que trabalhou, ainda na primeira metade da década de 90, foi assim. "Para mim, o que marcou primeiro foi o companheirismo. Ela sempre foi ética e fiel aos seus princípios, serena. Olhava no fundo dos olhos", conta a jornalista Malu Fernandes.

O jornalista Guilherme Vizane, que trabalhou com Paula na Globo, compartilhou o reencontro com a loira após duas décadas. "Foi há mais ou menos 6, 7 anos, em um ensaio de bloco de carnaval no centro da cidade (RJ). Ela estava com o Paulo Maurício, seu marido na época, e com vários amigos jornalistas. Sempre animada e muito amiga. Muito carismática, sempre tinha um jeito carinhoso que envolvia a todos no seu trabalho, nas suas pautas", conta.

Ao contar sobre a carreira, Paula destacava a cobertura de grandes eventos, como a conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a Eco-92, e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

“Esses são apenas alguns exemplos que me deram orgulho de exercer a minha profissão. Foram muitas as histórias das quais fiz parte. Não menos importante, um dos meus interesses em particular é o Clima”, escreveu Paula Pires em uma rede social.

“A Terra sofre ameaças em tantas frentes que anda difícil permanecer otimista. Os perigos são grandes e numerosos demais. O planeta está ficando pequeno para nós. Nossos recursos físicos estão se esgotando a uma velocidade alarmante. A mudança climática foi uma trágica experiência humana para o planeta”, escreveu, em uma postagem onde ressaltava a importância da cobertura de pautas relacionadas ao clima e o meio ambiente.

De volta ao Rio, em 2017, ela passou a trabalhar como assessora de imprensa e repórter freelancer. Nos últimos anos, Paula compartilhou com amigos um novo sonho: planejava abrir uma assessoria de comunicação. Infelizmente, Paula não teve tempo.

  • Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos Arquivo Pessoal
  • Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos Arquivo Pessoal
  • Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos Arquivo Pessoal
  • Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos Arquivo Pessoal
  • Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos Arquivo Pessoal


O amor pela arte e pela natureza

Não seria possível resumir a trajetória de uma mulher apaixonada pela vida, como Paula, falando apenas sobre jornalismo. A loira amava diversos tipos de arte, mas a dança tinha um lugar especial no coração dela. Bailarina clássica, ela não seguiu carreira, mas nunca deixou de dançar, algo que classificava como uma de suas “grandes paixões”.

Assim como a maioria dos cariocas, Paula era apaixonada por carnaval. Em um mês de fevereiro que passou em Brasília, para matar a saudade do frevo, foi uma das maiores entusiastas do “Pauta na Rua”, bloco de carnaval organizado pelo Correio Braziliense, em frente à sede do jornal, no SIG.

Um dos assuntos que Paula mais gostava de conversar era sobre relacionamentos. Ouvia, dava conselhos, e contava também dos amores que viveu. No final dos anos 90, ela se casou com o também jornalista Paulo Gramado. Do relacionamento nasceu a única filha, Duda, hoje com 24 anos.

Em 2014, já separada, reencontrou o jornalista Paulo Maurício, com quem se casou e dois anos depois veio com ele para Brasília. Mas uma pessoa de quem Paula sempre falava com os olhos brilhando era a filha, Duda. "Vou te mostrar como ela é linda", costumava dizer Paula, logo antes de pegar o celular e mostrar uma foto da moça. 

A despedida

Na terça-feira (31/1), Paula deitou-se para dormir, mas não acordou. A filha, de 24 anos, encontrou o corpo da mãe sem vida.

Amigos e parentes vão se despedir de Paula Pires nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, no Cemitério Crematório da Penitência, em Caju, no Rio de Janeiro. O velório terá início às 11h30, na capela 9, e o corpo será cremado às 14h45.

Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos
Morre a jornalista Paula Pires, ex-repórter do Correio, aos 58 anos (foto: Arquivo Pessoal)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE