ATAQUES

Garimpeiros atiram contra agentes em base do Ibama em território ianomâmi

Órgão informou que criminosos trocaram tiros com fiscalizadores ao tentarem fugir com minério roubado. Um garimpeiro ficou ferido e os outros fugiram

Luana Patriolino
postado em 23/02/2023 23:14 / atualizado em 23/02/2023 23:21
 (crédito:   Reprodução / URIHI - ASSOCIAÇÃO YANOMAMI)
(crédito: Reprodução / URIHI - ASSOCIAÇÃO YANOMAMI)

O Ibama informou, na noite desta quinta-feira (23/2), que a base federal instalada na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi atacada por garimpeiros durante a madrugada. No conflito, eles trocaram tiros com os agentes e um garimpeiro ficou ferido. Os outros criminosos fugiram e são procurados pela polícia.

Segundo o Ibama, homens armados furaram o bloqueio montado e atiraram contra agentes da autarquia que haviam abordado uma das embarcações. Os fiscais revidaram e um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela Polícia Federal e está internado. “Os criminosos desciam o rio em sete ‘voadeiras’ de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama”, divulgou o órgão.

Após o ataque, os comparsas fugiram. A segurança da base de controle foi instalada no início deste mês e é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. "Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula", declarou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

O órgão pediu à PF mais reforço na segurança na base. Os ianomâmis vivem uma crise humanitária e sanitária após serem alvo de garimpeiros ilegais há décadas e negligência do Estado. Nos últimos anos, uma série de violações aos direitos dos indígenas foram registradas, resultando em mortes, desnutrição severa, destruição ambiental, além de inúmeras denúncias de violência física e sexual contra a etnia.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE