Mundo

Londres é eleita a melhor cidade do mundo; Brasil tem duas no top 100

Relatório anual colocou São Paulo e o Rio de Janeiro entre as 100 melhores metrópoles do planeta

André Vinícius Pereira*
postado em 24/02/2023 18:34 / atualizado em 24/02/2023 19:42
 (crédito: Pixabay/Reprodução)
(crédito: Pixabay/Reprodução)

Duas cidades brasileiras aparecem na lista das “100 Melhores Cidades do Mundo”, um ranking anual criado pela Resonance Consultancy. Pelo sétimo ano consecutivo, Londres foi eleita a melhor metrópole do planeta.

São Paulo foi considerada a 33ª melhor cidade do planeta, com destaque para a gastronomia e cultura da capital paulista. No quesito "restaurantes", a maior metrópole do Brasil ficou na frente de cidades como Londres e Nova Iorque, e foi classificada como o 4º maior destino turístico do mundo. O relatório também destaca a diversidade da metrópole, com a maior população de descendente italianos fora da Itália e de japoneses fora do Japão, além de uma grande comunidade do Oriente Médio.


Já o Rio de Janeiro aparece na 54ª posição, elogiado principalmente pelas “praias deslumbrantes e vida noturna agitada pelo samba”. A cidade maravilhosa está em 32ª no ranking da melhor vida noturna do planeta, com destaques para atrações turísticas como o Museu da Imagem e do Som, a Floresta da Tijuca, e o Cristo Redentor, além do teleférico do Pão de Açúcar.

Apenas outras duas cidades da América do Sul foram lembradas: Buenos Aires, capital da Argentina, em 44º lugar, e Santiago, capital do Chile, em 70º.

Na edição deste ano, Kiev, na Ucrânia, recebeu uma menção como a "Melhor Cidade Honorária de 2023", pelos esforços feitos durante a invasão russa. Foram destacas a “coragem e resiliência, além da manutenção de serviços e amparo à população.

Para criar o relatório, são avaliados condições de vida, trabalho e investimento em centros urbanos com mais de 1 milhão de habitantes. Fatores como clima, meio ambiente, segurança, principais instituições, atrações e infraestrutura, a cena artística, cultural, entretenimento, culinária, diversidade populacional, taxa de imigração, geração de empregos, quantidade de sedes corporativas e a avaliação de experiências nas mídias sociais por comentários, imagens e comentários são considerados nas categorias.

A Resonance considera tanto o desempenho estatístico quanto as avaliações qualitativas de moradores e visitantes, usando uma análise de experiências nas mídias sociais por meio de comentários, imagens e avaliações que compartilham com familiares, amigos e pessoas ao redor do mundo.

Confira as 10 melhores cidades do mundo em 2023, segundo a Resonance:

  1. Londres

  2. Paris

  3. Nova Iorque

  4. Tóquio

  5. Dubai

  6. Barcelona

  7. Roma

  8. Madri

  9. Singapura

  10. Amsterdã

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação