Amazônia

Novo presidente do Ibama prevê combate a incêndios florestais e desmatamento

Em posse de novo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, Mercadante e Marina Silva reforçam comprometimento do governo com o Fundo Amazônia e aliança para alcançar metas de mudanças climáticas

Tainá Andrade
postado em 28/02/2023 13:41 / atualizado em 28/02/2023 13:44
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O ex-deputado federal e líder da Frente Parlamentar Ambientalista na Câmara dos Deputados, Rodrigo Agostinho, tomou posse, nesta terça-feira (28/2), como presidente do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A cerimônia teve a presença da ministra da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Mercadante reforçou que o banco priorizará a economia verde e será um parceiro do Ibama para isso, com o Fundo Amazônia. Para ele, para continuar a limpeza de atividades ilegais nas florestas, como a recente expulsão dos garimpeiros em Roraima, é preciso criar alternativas de renda para a região. “Proteger os povos originários será prioridade no governo, mas precisa criar alternativas de desenvolvimento para o país, o Fundo Amazônia veio para isso”, endossou.

Ele ainda comparou o trabalho dos servidores do Ibama na última gestão com os dos profissionais da saúde que enfrentaram o negacionismo na pandemia. "Não só eles (profissionais da saúde) expuseram a vida deles para vacinar, tratar, (...) mas tiveram que combater o negacionismo daqueles que não acreditavam na ciência e no vírus e foram corresponsáveis por mortes no Brasil e no mundo. Vocês do Ibama estão na mesma condição, com atitudes heroicas no meio do fogo, enfrentando o negacionismo daqueles que não reconhecem que há uma grave crise climática no planeta", comparou Mercadante.

Marina Silva reforçou o compromisso de uma "nova geração" com a sustentabilidade e a importância de ter autoridades declarando esse fortalecimento. Ela acredita que o Ibama passará a exercer novamente o seu papel de órgão fiscalizador e executor de políticas públicas climáticas e do meio ambiente com os seus servidores e não mais com militares tomando para si as atividades. “O Ibama voltará a fazer a sua atividade constitucional, não será mais tomado por processos militares que aviltaram o trabalho de vocês”, disse a ministra.

Para ela, o trabalho é de parceria com os outros ministérios e agentes. Marina ainda defendeu a montagem do que chamou de frente ampla com a academia, secretarias e outros atores sociais. “Sempre trabalhamos assim, mas não substituindo o trabalho de vocês”, complementou dirigindo-se aos servidores.

Em seu discurso, Agostinho não definiu prazos a serem cumpridos, mas definiu direcionamentos que o órgão tomará em sua gestão, como o combate aos incêndios florestais e a redução do desmatamento.

“O Ibama vai voltar a ser um órgão forte. Temos um bom diagnóstico, temos servidores dedicados. Vamos enfrentar os desafios que estão aí. O tema dos incêndios florestais, a gente sabe que os incêndios serão cada vez piores. Não sei se reduz o desmatamento no primeiro trimestre, mas estamos perseguindo o caminho certo de valorizar a natureza e os nossos ativos”, detalhou. “Estamos trabalhando de forma muito criativa para trabalhar com a estrutura muito menor do que a que gostaríamos”, concluiu.

 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE