Saúde

Gripe: vacina de alta dose que dá mais proteção aos idosos chega ao país

Imunizante será destinado para pessoa com mais de 60 anos; essa é a primeira vacina quadrivalente e high dose do Brasil

Mariana Albuquerque*
postado em 07/03/2023 12:27 / atualizado em 07/03/2023 14:32
 (crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Chega ao Brasil a primeira vacina quadrivalente e high dose do Brasil contra a gripe, a Efluelda, destinada a pessoas com mais de 60 anos. O novo imunizante, lançado nesta terça-feira (7/3) pela Sanofi, previne complicações advindas da gripe para esta faixa etária como: problemas do coração, pneumonia, internações e outros.

Essa vacina quadrivalente cobre H1N1, H3N2, dois subtipos de Influenza A e dois subtipos de Influenza B. Em comparação à dose padrão, Efluelda fornece resposta imune superior contra os casos de gripe na população idosa, bem como apresenta benefícios contra as graves complicações da doença.

A fabricante explica que o processo gripal é ainda mais agravado na população com 60 anos ou mais uma vez que, com o envelhecimento, o sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento, chamado imunossenescência.

A vacina estará disponível apenas no sistema privado a partir do mês de abril. O valor estimado, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), considerando alíquota de 18%, é de R$ 162,93. Vale destacar que o preço varia de acordo com a alíquota de cada Estado e pode variar também de acordo com custos atrelados ao serviço de cada estabelecimento.

O imunizante funcionará da mesma maneira que os demais: as quatro cepas de vírus são inativadas, misturadas e envasadas. No momento da vacinação, o sistema imunológico atua na produção de anticorpos e células protetoras contra as cepas presentes na vacina que o paciente tomou. Se no futuro a pessoa entrar em contato com o vírus, o organismo terá criado uma memória imunológica capaz de diminuir a gravidade da doença.

Professora e pesquisadora da Escola Paulista de Medicina, a infectologista Nancy Bellei comentou, durante o evento de lançamento do imunizante, sobre a H5N1, tipo de gripe que costuma ser contraída pelo contato com aves doentes e que também pode ser transmitido de pessoa para pessoa, além de ressaltar o extenso surto de influenza, a H3N2, no verão brasileiro em 2021 e 2022.

“A infecção por influenza pode gerar uma reação em cadeia de processos inflamatórios que têm potencial de causar quadros clínicos graves cardiovasculares e metabólicos, especialmente na população idosa em que ocorre um processo de enfraquecimento natural do sistema imune. Por isso, a gripe não é uma doença que possa ser subestimada, sendo muito importante a atenção à imunização contra a doença nessa faixa etária”, afirmou a pesquisadora.

Joana Adissi, diretora-geral de vacinas na Sanofi, explicou a importância da vacina e a diferença da imunização conforme as faixas etárias. “A história da Sanofi está conectada com a história de imunização contra a gripe no Brasil. Lançamos a primeira vacina trivalente do país em 1996 e realizamos a transferência de tecnologia no Brasil para o fornecimento ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este ano, avançamos com uma solução em imunizante específico para a população idosa, e seguimos dedicando esforços para avançar na proteção contra a doença e suas graves complicações”, concluiu.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE