Reforma agrária

MST desocupa fazenda no interior da Bahia, mas promete novas invasões

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra afirmou que terra estava abandonada e improdutiva; ocupação durou apenas dois dias

Mariana Albuquerque*
postado em 14/03/2023 17:32 / atualizado em 14/03/2023 17:38
 (crédito:  Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocupou nesta terça-feira (14/3) a última fazenda invadida no interior da Bahia. A ocupação foi anunciada na madrugada de domingo (12). No final de fevereiro, o MST ocupou outras três propriedades da empresa Suzano, fabricante de papel e celulose.

De acordo com publicação nas redes sociais do MST, cerca de 170 famílias tomaram a Fazenda Recreio esta semana. A propriedade abrange uma área de 1.400 hectares no município de Macajuba, na Chapada Diamantina, a cerca de 300 km de Salvador.

Novas invasões

Segundo o movimento, em nota, a área é improdutiva e está abandonada, devido a um processo judicial dos 11 herdeiros da terra. Simone Souza, dirigente do MST na Chapada Diamantina, afirmou que o grupo defende o direito à terra, à produção de alimentos e à comida na mesa do povo.

Ao longo da segunda-feira (13), moradores e produtores da região estiveram na propriedade com a intenção de expulsar os integrantes do movimento. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) chegou a ser chamada para mediar a negociação ontem, mas não adiantou.

Na mesma nota, o MST divulgou que novas invasões serão feitas até o fim do mês de março. Simone afirma que esses atos farão parte do que o grupo está chamando de “Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra”. O texto também criticou o agronegócio brasileiro.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE