Crise humanitária

Yanomami: PF divulga resultado do 1º mês de operação contra garimpo ilegal

Ao todo foram apreendidos, em Território Yanomami, 84 balsas ou embarcações, duas aeronaves, 172 geradores de energia, 11,4 mil litros de combustível, maquinário para extração de minério e 27 toneladas do minério cassiterita

Mariana Albuquerque*
postado em 15/03/2023 15:21 / atualizado em 15/03/2023 15:24
 (crédito: PF/Divulgação)
(crédito: PF/Divulgação)

A Polícia Federal divulgou nesta terça-feira (14/3) o quantitativo do que foi feito durante um mês de operação no Território Yanomami, em Roraima. Ao todo, foram apreendidos 84 balsas ou embarcações, duas aeronaves, 172 geradores de energia, 11,4 mil litros de combustível, maquinário para extração de minério e 27 toneladas do minério cassiterita.

Em nota, a PF afirma que 200 acampamentos, com armas e munições, foram desmobilizados.

Há mais de um mês, a terra indígena é palco de uma grande operação de segurança e retirada de garimpeiros. Desde 20 de janeiro, a região vive uma crise emergencial de saúde pública em razão da situação em que se encontram os povos originários, prejudicados pela exploração ilegal.

Para contornar e remediar o cenário, o governo federal tem usado diferentes aparelhos do Estado. Assim, entre as principais medidas para conter a crise estão a chegada de profissionais de saúde e cestas básicas, o combate à maquinários de garimpo e a expulsão de garimpeiros em área ilegal.

Censo 

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) tem prestado apoio logístico ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com foco na realização da última etapa da operação aérea de recenseamento na terra indígena, no estado de Roraima.

A ação é feita por 17 equipes, compostas por recenseadores do IBGE, guias da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e intérpretes, que visitam 169 aldeias em Roraima e três no Amazonas para a coleta de informações em terras de povos originários e responsáveis pela conclusão do Censo Demográfico na Terra Indígena Yanomami. De acordo com o órgão de pesquisa, 50% da coleta no território está concluída.

A Policia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também realizam a Operação Omawe. O foco da ação é a retirada dos invasores e a inutilização de equipamentos empregados na exploração ilegal de ouro e cassiterita.

Segundo dados divulgados pelo Ibama, foram desmobilizadas mais de 137 estruturas de apoio logístico e 116 acampamentos clandestinos até o último sábado (11). Em nota, o órgão informou que foram apreendidas 19 toneladas de cassiterita, 116 equipamentos usados no garimpo, 26 balsas e 5 aeronaves. Ainda de acordo com o Ibama, até o início de março, foram aplicados mais de R$10 milhões em multas.

A Polícia Rodoviária Federal emprega na operação 85 agentes, viaturas terrestres e dois helicópteros. O Ibama usa outras três aeronaves e várias equipes de fiscais.

No último fim de semana, a Polícia Federal retomou o controle da comunidade Homoxi, uma das regiões com maior presença do garimpo. Na operação, agentes da PF colocaram fogo em acampamentos ilegais. E essa mesma equipe queimou, nesta semana, um avião usado pelos trabalhadores ilegais para chegar nos territórios indígenas.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE