SAÚDE

Dieta da banana: promessa de emagrecimento rápido viraliza no Brasil

Nutrólogo explica quais os benefícios e malefícios da tendência, que surgiu em 2008 e volta à cena entre os brasileiros

*Estado de Minas
postado em 21/03/2023 16:37
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)

Você já ouviu falar da dieta da banana? Apesar de existir diferentes versões, o regime semi-restritivo consiste em se alimentar diariamente da fruta durante o café da manhã, com opção de substituir todos os alimentos da refeição matinal por banana à vontade ou consumir apenas quatro bananas acompanhadas de um ou dois copos de água a temperatura ambiente ou morna.

A dieta, que viralizou em 2008 no Japão, foi criada pela farmacêutica Sumiko Watanabe, especialista em medicina preventiva, e promete emagrecimento rápido e eficiente, o que vem chamando novamente a atenção e ganhando espaço na rotina dos brasileiros. Segundo dados do Google, as pesquisas pela dieta da banana aumentaram 2.000% nos últimos três meses, entretanto, poucos falam sobre os riscos e a real eficácia da tendência do momento.

“A banana é uma fruta classificada como um alimento com alto valor nutricional, sendo rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, fibras e triptofano. A fruta também tem efeito antioxidante, antibacteriano, antitrombótico, vasodilatador, anti-inflamatório e anticarcinogênico, que comprovam que a fruta pode ser explorada como uma fonte alimentar barata e rica em fibras dietéticas”, explica o médico nutrólogo Jefferson Alexandre, que faz parte do time da Odara, centro de bem-estar que integra estética, academia e spa, de Campinas (SP).

Saciedade x carboidrato

“A redução de peso defendida pela dieta da banana se daria pela saciedade causada pela fruta, ao criar uma espécie de gel no estômago que levaria à demora da digestão, porém, o consumo exagerado da fruta pode dificultar o emagrecimento, justamente por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições”, complementa o nutrólogo Jefferson Alexandre

Outros pontos de atenção levantados pelo especialista em medicina integrativa e longevidade são as orientações dispostas nas dietas, já que as mesmas precisam ser baseadas nos gastos energéticos e taxas metabólicas de cada pessoa, sendo necessário distribuir os nutrientes nos horários e refeições corretas.

“É imprescindível o acompanhamento de um profissional especializado, para um projeto alimentar personalizado que entenda todas as exigências de cada paciente e trabalhe em conformidade com o organismo para benefícios reais. Na dieta da banana, por exemplo, a refeição principal do dia acaba tendo pouca variedade de nutrientes, o que, ao longo do tempo, pode ocasionar falta de energia para realizar atividades do cotidiano. É preciso que as refeições sejam equilibradas e combinem carboidratos, proteínas e lipídios”, explica o nutrólogo.

Pacientes renais crônicos e diabéticos

Vale ressaltar que, de acordo com orientação do médico, pacientes renais crônicos e diabéticos não são indicados para essa dieta, já que o primeiro grupo não deve consumir grande quantidade de potássio e o segundo deve evitar por conta da fruta ser rica em açúcar.

“Consumir banana é recomendado e traz resultados satisfatórios para a saúde, porém, deve haver também estímulos de outros nutrientes ao longo do dia, para uma dieta equilibrada e que auxilie, realmente, na perda de peso. Tudo feito com acompanhamento e equilíbrio”, finaliza Jefferson Alexandre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE