Desmatamento

Ibama apreende 3 mil cabeças de gado em áreas embargadas na Amazônia

Operação Retomada ocorre desde o começo do mês nas cidades de Lábrea (AM), Manicoré (AM) e Pacajá (PA); 27 pessoas já foram notificadas

Ândrea Malcher
postado em 14/04/2023 13:16 / atualizado em 14/04/2023 13:16
 (crédito: Divulgação/Ibama)
(crédito: Divulgação/Ibama)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu cerca de 3 mil cabeças de gado em três áreas desmatadas na Amazônia para uso de pasto, que já estavam sob embargo, até a última quinta-feira (14/4). O valor do rebanho pode superar R$ 10 milhões.

A operação, realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional, ocorre nos municípios de Lábrea e Manicoré, no Amazonas, e em Pacajá, no Pará, regiões muito desmatadas, como aponta o Ibama.

Desde o inicio de abril, o órgão de fiscalização realiza a Operação Retomada, com foco em apreensões de gado criado em áreas já embargadas por desmatamento ilegal no bioma amazônico. Todos os proprietários foram notificados por descumprimento dos embargos, um novo crime ambiental.

Até esta sexta, 27 pessoas receberam notificações determinando a retirada de gado de uma área que corresponde a 25 mil hectares. O embargo visa recuperar a floresta. Caso as irregularidades persistam, serão aplicadas novas autuações e os rebanhos apreendidos poderão ser destinados a programas sociais.

“O Ibama permanecerá agindo com rigor nesses locais enquanto o desmatamento ilegal não for interrompido. Se os alertas de monitoramento por satélite indicarem novas áreas críticas, a operação será ampliada”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Em 2022, o desmatamento nas três cidades correspondeu a 117 mil hectares, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE