Imunização

Covid-19: governo libera vacina bivalente para todo público acima de 18 anos

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 97 milhões de brasileiros podem procurar as unidades de saúde para reforçar a proteção contra a doença. A recomendação vale para quem já recebeu pelo menos duas doses monovalentes como esquema primário

Ingrid Soares
postado em 24/04/2023 19:13 / atualizado em 24/04/2023 19:19
 (crédito: Sandro Araújo / Agência Brasília)
(crédito: Sandro Araújo / Agência Brasília)

O Ministério da Saúde ampliará, a partir desta terça-feira (25/4), a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A recomendação foi divulgada na noite desta segunda-feira (24). Segundo a pasta, cerca de 97 milhões de brasileiros podem procurar as unidades de saúde nesta etapa que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.

A orientação vale para quem já recebeu pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.

Segundo o LocalizaSUS, até o momento, mais de 10 milhões de pessoas já estão com a proteção reforçada contra a doença, por meio da vacina bivalente. Até a última quinta-feira (20), das doses aplicadas, 8,1 milhões foram destinadas a idosos com 60 anos ou mais.

Em nota, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou a população a reforçar a imunização.

"Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós", apontou.

Já a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, destacou a importância do aumento das coberturas vacinais contra a covid-19. "A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE